62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA PARA ANÁLISE QUANTITATIVA DE TANINOS OBTIDOS DA CASCA DO CAJUEIRO (Anacardium occidentale) PARA DESENVOLVIMENTO DE FORMA FAMACÊUTICA SEMI-SÓLIDA COM ATIVIDADE ANTIIFLAMATÓRIA.
Juliana Rafaela Granjeiro Rêgo 1
Aldilane Gonçalves da Fonseca 1
Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa 2
Luiz Alberto Lira Soares 3
Arnóbio Antônio da Silva Junior 4
1. Laboratório de Tecnologia e Biotecnologia Farmacêutica (TecBioFar) - UFRN
2. Depto. de Farmácia - UFRN - Natal/RN
3. Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas - UFRN
4. Prof. Dr. /Orientador - Depto. de Farmácia - UFRN - Natal/RN
INTRODUÇÃO:
Atualmente vem ocorrendo um grande avanço científico envolvendo estudos com plantas medicinais que visam obter compostos com propriedades terapêuticas no qual o uso da matéria prima vegetal vem sendo aproveitada através da extração de princípios ativos garantindo integralidade química e farmacológica. Entre os metabólitos secundários presentes nestas plantas, os taninos tem demonstrado um potencial terapêutico no uso medicinal como antiinflamatório e cicatrizante. Estudos mostram que diversas plantas características do Brasil e entre estas, várias espécies presentes na flora do Rio Grande do Norte, dentre elas o cajueiro (Anacardium occidentale) que apresenta um teor considerável de taninos em sua composição. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e validar extratos de taninos, obtidos das cascas do cajueiro, com o intuito posterior de desenvolver formas farmacêuticas semi-sólidas com atividade antiinflamatória para aplicação cutânea, a partir destes extratos. A primeira etapa para o desenvolvimento do projeto refere-se à validação da metodologia analítica.
METODOLOGIA:
Foram coletadas cascas dos caules do cajueiro, a partir de 1 metro de altura das plantas. As cascas foram secadas em temperatura aproximada de 40°C e umidade determinada por método gravimétrico. A partir das cascas foram preparados extratos obedecendo a relação de 10 mL de solvente para 1 grama de droga. A fim de identificar a melhor razão etanol/água a ser usada, foram utilizadas diferentes concentrações de etanol (30, 40, 50, 60 e 70%) para determinar qual concentração possibilita a melhor extração. Cinco extrações sucessivas foram realizadas por três horas para as folhas e por 24 horas para cascas, sendo o procedimento realizado em triplicata. A construção da curva padrão do ácido gálico em água foi construída a partir da reação da solução de ácido gálico (0,001g/mL) com o ácido fosfotúngstico SR (1mL), diluídos na solução de carbonato de sódio (0,1006g/mL) completando o volume para 25mL, utilizando soluções-padrão de ácidos gálico em diferentes níveis de concentração (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16 e 20μg/mL). A metodologia foi validada de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ANVISA.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos demonstram que o método atende o objetivo de doseamento de taninos hidrolisáveis. O método demonstrou linearidade (r2 > 0,999) dentro da faixa de trabalho escolhida (2-20mg/mL) apresentando equação de regressão linear de y = 0,036x + 0,00073. A precisão foi demonstrada para os cinco níveis de concentração estudados (4,6,10,14 e 16mg/mL) com valores de cv < 5%. A reprodutibilidade foi demonstrada (CV<5%). O nível de recuperação também foi adequado (80-120%). O método também demonstrou robustez para a variação de pH inserida. O estudo da especificidade mostrou que a matriz (extrato hidroalcóolico) não interferiu na análise do ácido gálico na região do comprimento de onda de maior absorção (715nm), havendo a possibilidade de se utilizar água como branco.
CONCLUSÃO:
A metodologia proposta pode ser considerada simples, rápida, precisa, exata e reprodutível para análise quantitativa de taninos a partir do extrato vegetal obtidos do cajueiro (Anacardium occidentale).
Instituição de Fomento: PROPESQ - UFRN;Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Metodologia, Taninos, Cajueiro.