62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Direito - 13. Direito
Embriaguez e Trânsito - Análise à Luz da Psicologia Jurídica
Josiberto Tavares de Mendonça Filho 1
Flávia Moreira Barros 2
Déborah da Silva Moreira 2
Elton Alves Gurgel 2
1. Faculdade Christus - Christus
2. Centro de Ciências Jurídicas, Universidade de Fortaleza - Unifor
INTRODUÇÃO:

O álcool é classificado como uma droga depressora que age sobre o lóbulo frontal dificultando a capacidade de discernimento e de reflexo. Com base no conhecimento dos resultados que são causados por essa droga, foi elaborada uma lei que tem como escopo principal findar os acidentes de trânsito que envolvem a utilização da bebida alcoólica pelo infrator. A lei 11705/08 entrou em vigor a partir da sua data de publicação, alterando a lei 9503/97 do Código de Trânsito Brasileiro e a lei 9294/96 fundada nos termos do § 4o do art. 220 da Constituição Federal. Essa lei é conhecida como Lei Seca que proíbe o consumo de qualquer que seja a bebida alcoólica que contenha em sua composição certo grau de concentração igual ou superior a meio grau Gay-Lussac. Esse trabalho visa aplicar o estudo da Psicologia Jurídica no que se refere às formas de ação desta substância psicoativa e os tipos de uso.

METODOLOGIA:

Para a efetivação de tal pesquisa utilizamos obras doutrinárias acerca do tema, pesquisa bibliográfica em livros, artigos, bem como levantamento de fontes secundárias e de publicações de revistas eletrônicas. Foram realizadas entrevistas com alunos universitários com o intuito de saber quanto o álcool se faz presente nos dias atuais, cujas informações servirão de base às conclusões da pesquisa, de forma a analisar e auxiliar na fundamentação do trabalho e o critério da forma de uso de tal droga.

RESULTADOS:

Verificou-se através da entrevista que o álcool está muito presente no cotidiano da sociedade. Necessitando existir a lei 11705/08 com aplicação de multas para tentar diminuir o número de desastres, vez que os dados estatísticos comprovam que os maiores números de acidentes de carros acontecem por conseqüência do motorista está dirigindo alcoolizado. De acordo com o CID (Código Internacional de Doenças), o uso de drogas pode ser classificado em nocivo e dependente. Os critérios utilizados para analisar e identificar a diferença do uso nocivo para o dependente é a realização de um diagnóstico que pode ser obtido se três ou mais critérios forem respondidos. Os critérios são: 1) forte desejo ou senso de compulsão para consumir a substância; 2) dificuldades em controlar o comportamento de consumir a substância, em termos de início, término e níveis de consumo; 3) estado de abstinência fisiológico, quando o uso da substância cessou ou foi reduzida; 4) evidência de tolerância; 5) abandono progressivo de prazeres e interesses alternativos, em favor do uso da substância psicoativa; 6) persistência no uso da substância, a despeito de evidência clara de conseqüências manifestamente nocivas.

CONCLUSÃO:

Embora a iniciativa da Lei Seca seja um passo considerável na busca da erradicação da violência causada pelo álcool, ainda não são facilmente perceptíveis os seus efeitos. Essa lei é uma norma que é classificada quanto à imperatividade como sendo absoluta ou impositiva, ou seja, são normas que visam o bem comum e ordenam ou proíbem de modo absoluto ações, não havendo nenhuma alternativa de conduta a seguir. Contudo, na maioria dos casos, as orientações previstas não são seguidas, necessitando de um acompanhamento jurídico e psicológico para que a lei 11705/08 não tenha apenas vigência, mas também eficácia completa.

Palavras-chave: Psicologia Jurídica, Lei Seca, Embriaguez.