62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
MULTIRÕES E CÍRCULOS POPULARES DE ESPORTE E LAZER: BASE TEÓRICO-METODOLÓGICA DO PROJETO DE ENSINO E PESQUISA.
Celi Nelza Zulke Taffarel 1
Erika Suruagy Assis de Figueiredo 2, 1
Cláudio de Lira Santos Júnior 1
1. Universidade Federal da Bahia
2. Universidade Estadual de Feira de Santana
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho busca levantar os elementos básicos da teoria do conhecimento e da teoria pedagógica com a qual o Grupo Lepel - Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer vem desenvolvendo trabalho de pesquisa-ação, inseridos na Rede CEDES - Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer do Ministério do Esporte.Partimos do fato que as idéias pedagógicas (SAVIANI, 2007) e as tendências educacionais (MANACORDA, 1989) são sempre articuladas em projetos históricos, hegemônicos ou não, vez que, antes de serem apreendidas enquanto sínteses no pensamento, as teorias são constituídas pelo trabalho pedagógico, que decorre em condições objetivas, reais e concretas.
METODOLOGIA:

Trabalhamos com a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007) em áreas de reforma agrária e nos espaços públicos - escolas, centro de esporte e outros -, onde se faz necessário radicalizar a crítica geral a sociedade capitalista, a crítica a práxis da humanidade, a partir da critica a pratica social presente nestes espaços e tempos.

RESULTADOS:

Os dados coletados no campo demonstram que é possível alterar a organização do trabalho pedagógico (FREITAS, 1995), a partir da reorganização da relação objetivos-avaliação, conteúdo-forma e tempo-espaço.

CONCLUSÃO:

Concluímos que isto é possível, a partir do trabalho pedagógico, suas singularidades e a particularidade na escola e nos movimentos de luta social, porque reside aí a possibilidade da identificação inequívoca das fontes geradoras dos problemas a serem pesquisados. Em nosso caso os problemas relacionados a cultura corporal - esporte, jogo, dança, capoeira entre outros e, desenvolvimento humano.

Instituição de Fomento: Rede CEDES - Ministério do Esporte
Palavras-chave: Trabalho Pedagógico, Educação Física, Metodologia.