62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
ALIMENTAÇÃO E HIGIENE PARA UMA VIDA SAUDÁVEL: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR A PRÉ-ESCOLARES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MURIAÉ - MG
Ana Levinda Rodrigues Leite 1
Ana Carolina Ferreira Félix 1
Juliene Corrêa da Silva 1
Roberta Rogéria Ferreira de Oliveira 1
Camilla Ribeiro Nogueira 1
Rosilene Cardoso Barbosa Monteiro 1
1. Faculdade de Minas - FAMINAS
INTRODUÇÃO:
A nutrição tem papel relevante na promoção da saúde de crianças e prevenção de agravos. Práticas alimentares adequadas durante a infância constituem fator essencial para o desenvolvimento das mesmas. A cárie é o mais freqüente agravo à saúde bucal, especialmente em crianças, contituindo-se um problema de saúde pública devido à alta prevalência. Esta é caracterizada pela destruição do tecido do esmalte, causada por ácidos orgânicos provenientes da fermentação microbiana dos glicídios dos alimentos. Por isso, a mudança de comportamento alimentar é um desafio aos profissionais de saúde, devendo contribuir para a adoção de estratégias que integrem ações de saúde bucal e saúde geral, destacando-se práticas alimentares saudáveis desde o nascimento.
METODOLOGIA:
Foram elaboradas e ministradas 5 palestras a crianças de 4 a 6 anos matriculados em uma escola municipal na cidade de Muriaé - MG. Os temas relacionaram-se à alimentação saudável, à higiene bucal e à saúde geral, em associação às datas comemorativas referentes ao período de realização do projeto, abril a junho de 2009. No primeiro e no último encontro houve a aplicação de um questionário, contendo questões relacionadas à abordagem.
RESULTADOS:
A participação dos pré-escolares foi ativa e os temas em linguagem de fácil entendimento. Com o primeiro questionário percebeu-se que 76,2% das crianças disseram se alimentar por motivos ligados à saúde e importância para seu desenvolvimento, o que foi reforçado após as palestras, já que 95,2% passaram a considerar tal conceito. Em relação a quem é o nutricionista, antes 81% das crianças não sabiam, mas 61% deduziam que trabalhava na cozinha. Já após as palestras, a maioria, 67%, disse conhecer o nutricionista e 57% afirmaram que sua função é ajudar na alimentação, sendo relevante esta colocação para o reconhecimento da profissão e o que realmente lhe cabe realizar. Quanto à higiene bucal, antes das palestras muitas crianças já escovavam os dentes 3 vezes ao dia, continuando após e houve aumento das respostas sobre a freqüência de escovação de 4 vezes, o que aliado ao uso regular do fio dental, a uma dieta balanceada e com horários definidos demonstra-se eficaz na prevenção da cárie. E em relação às cáries, ao início apenas 28,6% sabiam o que era e o restante não, enquanto após as palestras, 57,1% afirmaram saber do que se trata. Ao final dos encontros foi realizada atividade prática com desenho, o que contribuiu para o aprendizado e associação do conteúdo ao seu cotidiano.
CONCLUSÃO:
Houve relevante mudança na concepção das crianças sobre os temas abordados, comprovando a influência e eficácia de intervenções em nível de educação, promoção e conscientização coletiva. A divulgação da profissão do nutricionista em relação à sua formação, forma e local de atuação é essencial, pois sua importância quanto à educação nutricional às coletividades, por meio da elaboração de projetos multi e interdisciplinares ainda é desconhecida.
Palavras-chave: Pré-escolares, Alimentação, Saúde.