62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PEDAGOGIA DE PROJETOS, INFORMÁTICA EDUCATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Gilberto Lacerda dos Santos 2
Wanessa de Castro 1
1. Mestre - Universidade de Brasília
2. Prof.Dr./Orientador - Grupo de Pesquisas Ábaco - Faculdade de Educação/UnB
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a possibilidade de utilização da Pedagogia de Projetos na formação de professores para uso da Informática Educativa. Este estudo, que é vinculado ao Grupo de Pesquisas Ábaco - que desenvolve estudos sobre o uso do computador na Educação - partiu do diagnóstico da situação de desânimo e ceticismo dos professores e das dificuldades encontradas pelas instituições de formação continuada e veio propor o uso da Pedagogia de Projetos como estratégia de formação docente para o uso do computador na Educação. A realização desta pesquisa pode servir como um ponto de partida para que as práticas docentes nos Ensinos Fundamental e Médio se adequem às necessidades dos educandos e do mercado de trabalho. Esta investigação mostra-se também relevante como elemento sensibilizador dos movimentos e instituições de formação acadêmica para a necessidade de novas práticas pedagógicas que possibilitem aos futuros professores construírem conhecimentos que lhes proporcionarão autonomia, criticidade, criatividade e fundamentação teórico-prática para edificarem uma nova Educação, voltada para a cidadania e para a transformação social, mostrando às esferas superiores do Governo a necessidade de novas políticas de formação docente.
METODOLOGIA:
A opção pela abordagem qualitativa surgiu como um aspecto essencial para desenvolver a proposta que aqui se delineia, dadas as características do trabalho a ser desenvolvido. A pesquisa qualitativa foi preferida porque "enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes" (BODGAN &BIKLEN,1982 apud ANDRÉ & LÜDKE, 1986, p. 13). A investigação se deu a partir de um curso de formação que utilizou a estratégia da Pedagogia de Projetos e valeu-se da pesquisa-ação integral e sistêmica para o desenvolvimento metodológico dessa, pois se trata de compreensão e de explicação da práxis de grupos sociais, pela implicação dos próprios grupos, e com intenção de melhorar sua prática" (MORIN, 2004, p. 55). Os sujeitos pesquisados foram professores de uma escola pública do DF, que participaram desta formação/pesquisa em serviço, ou seja, ao mesmo tempo que participavam do curso, construíam os mesmos conhecimentos com suas turmas de educandos. Para registrar a pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: atas de reunião, protocolos de observação e diários de campo. E os procedimentos de pesquisa foram: entrevistas, discussões em grupo e observação participante.
RESULTADOS:
Tentou-se analisar os pontos essenciais surgidos no percurso da pesquisa por meio de categorias de análise, ora previamente pensadas, ora advindas das situações imprevistas. Assim, ao todo foram registradas 16 categorias, a saber: Formação continuada em serviço; Análises acerca do questionário diagnóstico aplicado no início da pesquisa ; Os encontros com os professores; O laboratório de informática; A leitura dos textos utilizados; A construção dos projetos pelos sujeitos envolvidos; As aulas com os alunos; A implicação dos sujeitos da pesquisa; O tempo da pesquisa e o tempo da escola; Os modos de uso do computador trabalhados na pesquisa; A formação de professores a partir da Pedagogia de Projetos; A transdisciplinaridade implícita na utilização da Pedagogia de Projetos e na Informática Educativa ; O contexto da pesquisa: vantagens e desvantagens da formação continuada na própria escola; A aprendizagem dos professores; A avaliação do curso feita pelos professores/cursistas; Os professores e sua auto-avaliação em relação ao curso. Cada uma destas categorias traz consigo uma enormidade de informações importantes para aqueles que investigam as áreas investigadas. Cabe ao leitor, que se sinta interessado pela pesquisa, fazer a leitura do trabalho em sua totalidade.
CONCLUSÃO:
Pôde-se concluir, a partir dos resultados dessa pesquisa-ação, que a Pedagogia de Projetos propicia uma formação contextualizada e dinâmica de professores para uso do computador na Educação. Chegou-se também à conclusão de que houve uma melhor integração do grupo cursista a partir da percepção de suas múltiplas dimensões, fato que se deu por meio do trabalho transdisciplinar propiciado pela Pedagogia de Projetos. Além disso, a pesquisa mostrou que a Pedagogia de Projetos proporciona aos sujeitos envolvidos na relação educativa, novas interações tanto com o outro, como com o conhecimento, estabelecendo uma horizontalização nestes diálogos. Por fim, a investigação apontou também que a utilização do computador como ferramenta pedagógica traz ao educador novos modos de produzir conhecimento e novas formas de lidar com o conhecimento historicamente construído, bastando para isto, que esse educador se coloque na posição de sujeito aprendente, de aprendiz, de pesquisador, e a partir daí ele inicie um novo ciclo de trabalho de sensibilização de novos aprendizes pesquisadores capazes de se perceberem sujeitos de sua própria aprendizagem, de sua própria existência.
Instituição de Fomento: Decanato de Pesquisa e Pós-graduação - DPP - da Universidade de Brasília
Palavras-chave: Pedagogia de Projetos, Informática Educativa, Formação docente.