62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AS DIFICULDADES NO USO DO VÍDEO NA VISÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MACAPÁ: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE.
Carla Matos Cardoso da Silva 2
Isabel Cristina dos Santos Oliveira 3
Regivalda Brasil Cardoso Vilhena 2
Cherlyne Silva Dantas 2
Elissandra Nogueira dos Santos 2
Romualdo Tavares de Oliveira 1
1. Profº da Universidade Vale do Acaraú-UVA/AP
2. Graduandos da Universidade Vale do Acaraú-UVA/AP
3. Profª da Universidade Vale do Acaraú-UVA/AP
INTRODUÇÃO:

Renomados autores, como Joan Ferrés, na Espanha, e José Manuel Moran, no Brasil, têm se dedicado à discussão e ao estudo da importância do vídeo na sala de aula, desenvolvendo propostas de uso e trazendo para o cenário educacional a discussão sobre a formação docente para a utilização mais significativa, deste recurso, no processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, pesquisas apontam para as inúmeras dificuldades que enfrentam os professores na utilização desse recurso tecnológico em sala de aula (OLIVEIRA,2009). Além disso, Muitas são as dúvidas que permeiam a prática do professor quanto ao uso das tecnologias na educação, em especial, o vídeo. Estes têm a capacidade de mostrar fatos que falam por si mesmos. Mas que necessitam da figura do professor para dinamizar a leitura do que se vê. Também, antes de a criança chegar à escola ela passa por dois processos educativos extremamente importantes: pelo familiar e pela mídia eletrônica (MORAN, 2002). Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo investigar as dificuldades no uso do vídeo na visão de professores das séries iniciais do ensino fundamental I nas escolas municipais de Macapá.

METODOLOGIA:

Participaram dessa pesquisa 60 professores do ensino fundamental I de 06 escolas da rede pública de ensino da cidade de Macapá. O estudo envolveu a aplicação de um questionário com cada um dos entrevistados, contendo questões fechadas e abertas. As questões contidas no instrumento foram tabuladas e analisadas por categorias numa abordagem quantitativa.

RESULTADOS:

Os resultados desta pesquisa mostraram que 48,4% dos professores têm o curso superior completo, 31,6% têm o ensino superior incompleto, 11,7% têm o curso normal médio completo, 6,6% são pós-graduados e 1,7% têm o normal médio incompleto. Com relação à contribuição do vídeo à aprendizagem do aluno, 81,6% acreditam na eficiência desse recurso e 18,4 não acreditam. Quanto ao acesso à sala de vídeo na escola, 80% disseram que têm acesso e 20% afirmaram não ter acesso a este ambiente. Sobre o conhecimento do acervo de vídeo da escola, 57,6% disseram conhecer e 42,4% asseguraram não ter conhecimento sobre o acervo da escola. Quando indagados sobre a adequação do espaço de exibição do vídeo na escola, 79,7% disseram que o espaço é adequado e 20,3% disseram que é inadequado. Quanto às orientações do uso do vídeo na sala de aula, 80% afirmaram que recebem orientações e 20% alegaram que não recebem orientação pedagógica. Quanto às dificuldades do uso do vídeo em sala de aula, 35,5% apontaram a inadequação do espaço de exibição, 24,6% indicaram a falta de formação do professor, 30,4% afirmaram que era a superlotação das turmas e 9,5% apontaram as condições precárias dos aparelhos de vídeo.

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados do presente estudo, conclui-se que os professores do ensino fundamental I da rede pública do município de Macapá reconhecem a importância do vídeo como recurso didático importante ao processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, é necessário que a secretaria de educação do município possa garantir não só a presença massiva desse recurso didático para as suas escolas, mas oferecer os recursos financeiros necessários a sua manutenção periódica. Além disso, a mantenedora precisa supervisionar as condições desses equipamentos nas unidades escolares da rede municipal. Também, é imperativo que a secretaria reduza o número de alunos por turma e viabilize cursos de formação aos docentes sobre o uso desse equipamento no processo de ensino-aprendizagem. De mesmo modo, é extremamente importante que a secretaria crie condições que garantam a formação no curso superior dos professores da rede municipal que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental I. 

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ-UVA/AP
Palavras-chave: Uso do Vídeo, Prática Pedagógica, Vídeo.