62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
CORRESPONDÊNCIA ENTRE ITENS DE ESCALA PARA DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL DO MCMI-III E USUÁRIOS DO CAPS AD LESTE EM NATAL-RN
Beatriz Mendes e Madruga 1
Yasmin Makhamid Makhamed 1
Blenda Carine Dantas de Medeiros 1
Hannia Roberta Rodrigues Paiva da Rocha 1
Heloísa Karmelina Carvalho de Sousa 1
João Carlos Alchieri 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são herança da reforma psiquiátrica e das lutas manicomiais a ela relacionadas. Os CAPS surgem com o intuito de dar atenção, sob o modelo psicossocial, àqueles indivíduos cujas patologias acometeram sua saúde mental, sendo incluído aqui o uso de álcool e outras drogas quando surgem os CAPS AD (álcool e drogas). O presente trabalho visa investigar incidência do uso do álcool em homens e mulheres, bem como verificar os escores correspondentes ao transtorno de dependência alcoólica nos usuários do CAPS ad de Natal/RN. Essa análise foi feita a partir da teoria da personalidade de Millon, pelo Millon Clinical Multiaxial Inventory - III (MCMI-III), sendo que tal instrumento conta também com um questionário sócio-demográfico que aborda a temática do álcool. A amostra é composta por 33 pessoas usuárias do CAPS ad, dentro da qual foi observada a prevalência de usuários de álcool quando indagados sobre a ingestão da substância nos últimos seis meses. (84,8% responderam afirmativamente a essa indagação). Essa mesma amostra possui também uma prevalência masculina de 87,8% (são 29 homens em uma amostra de 33 sujeitos), restando apenas 12,2% de mulheres no conjunto. A idade média está em torno dos 40 anos.
METODOLOGIA:
Valendo-se do instrumento MCMI-III, no qual consta uma escala para dependência alcoólica, é interessante destacar que tal escala contém itens característicos, que tangenciam o uso de álcool (via ações e/ou sentimentos), como também se vale de sentenças prototípicas, as quais se referem direta e explicitamente ao uso de álcool. Assim, o estudo utilizou-se de uma amostra do CAPS AD LESTE a qual respondeu ao instrumento no período correspondente ao segundo semestre de 2009, e verificou, dentre essa amostra, como se deu suas respostas de VERDADEIRO e FALSO aos itens integrantes da escala para dependência alcoólica.
RESULTADOS:
Os itens 41 ("Fiz coisas estúpidas por impulso que me causaram grandes problemas"), 122 ("Parece que estrago as boas oportunidades que me aparecem") e 166 ("Ajo muito rápido na maioria das vezes e não penso nas coisas tão bem quanto deveria") são itens característicos e receberam elevadas respostas VERDADEIRO. O item 41 recebeu 28 (vinte e oito) respostas VERDADEIRO; o item 122 recebeu 25 (vinte e cinco) respostas VERDADEIRO; o item 166 recebeu 30 (trinta) respostas VERDADEIRO - a maior pontuação dentre todas as sentenças da escala. Os itens 52 ("Eu tenho um problema com álcool que criou problemas para mim e para minha família") e 77 ("Esforço-me muito para controlar o desejo de beber em excesso") são itens prototípicos que receberam elevadas respostas VERDADEIRO. À sentença 52, 26 (vinte e seis) sujeitos responderam VERDADEIRO; à sentença 77, 28 (vinte e oito) sujeitos responderam VERDADEIRO. É importante discutir acerca da prevalência masculina na amostra, dado condizente com o que aponta a literatura no que tange à prevalência desse gênero para dependência alcoólica. É importante observar também os itens característicos, e não prototípicos, e sua relação com o uso de álcool. Observa-se clara impulsividade nos usuários de álcool, ponto já ressaltado no próprio instrumento e em sua forma de avaliação, e constatado pela amostra que respondeu majoritariamente Verdadeiro aos itens que trazem esse aspecto. Os itens prototípicos receberam, também, maior número de respostas Verdadeiro conforme esperado, o que também avalia com satisfação o instrumento de avaliação psicológica MCMI-III.
CONCLUSÃO:
As respostas dos sujeitos do CAPS AD LESTE, em Natal-RN, aparentam estar em conformidade com o esperado e indicado pelo MCMI-III no que tange à escala de dependência de álcool em uma população que contém grande quantidade de indivíduos usuários dessa substância.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: MCMI-III, CAPS AD, DEPENDÊNCIA ALCOÓLICA.