62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A PEDAGOGIA DA IMAGEM E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Igenivan Fernandes Bessa 1
Ymiracy Nascimento de Souza Polak 2
1. Prefeitura Municipal de Fortaleza/ SME - CE
2. Profª Dª./Orientadora - Especialização em Mídias Avançada - UFC Virtual
INTRODUÇÃO:
A sociedade contemporânea encontra-se em mudanças e torna-se cada vez mais globalizada. Esse processo avança com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e exige novas competências da escola e do cidadão. É imprescindível a formação de um aluno crítico e criativo, capaz de atuar nessa sociedade. A pesquisadora despertou para a importância da leitura de imagens com o uso das TICs, ao trabalhar com crianças e perceber o interesse delas por imagens e computadores e constatar a ausência de uma pedagogia da imagem na escola. Partindo-se da necessidade de formação desse aluno, tornando-o capaz de ler o mundo visual e de construir sua própria identidade foi realizado o presente estudo com o objetivo de investigar as estratégias e habilidades de leitura e escrita de alunos do 1º Ano a partir da leitura de imagens com o uso do livro impresso e do computador. Os objetivos específicos: verificar como a criança se envolve, participa e representa a partir da compreensão do texto imagético; identificar quais as contribuições desse processo para o letramento de alunos com leitura de imagens. O estudo foi relevante, pois constatada a melhoria no letramento dos alunos investigados ao construírem narrativas orais com melhor desempenho e motivação e, principalmente, na mídia virtual.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi um estudo de caso de natureza qualitativa. O ambiente da investigação uma escola da rede municipal de Fortaleza, Ceará. Foram trabalhados 06 alunos, selecionados de forma aleatória numa turma de 1º Ano assídua. Os critérios para a definição do local da pesquisa correspondeu aos destacados por Burgess apud Corrêa (2005) como o grau de acesso do investigador, à possibilidade de participação do mesmo nas atividades do estudo. O estudo teve como fundamentação a proposta construcionista de Papert, o sociointeracionismo de Piaget e Vygotsky e a pedagogia da imagem (Camargo, 1992: Ferraro, 2001) constou de três etapas bastante significativas para o alcance dos objetivos pretendidos. Primeira, aplicação de questionários as crianças. Segunda, realização de uma oficina "Instigando o Lúdico e Possibilitando a Aprendizagem" na qual foram utilizados seis livros de imagens e subdividida em dois momentos: contação de histórias de livros de imagens, fazendo uso do livro impresso e com o uso do computador, usando o impress - apresentação de slides. Ressalta-se que as contações de histórias forma feitas pela pesquisadora e pelos alunos investigados. E, por fim, entrevista focal de avaliação com os sujeitos da pesquisa.
RESULTADOS:
A análise dos resultados permitiu verificar que todos os alunos têm acesso ao material impresso e gostam de contação de histórias. Esse fato que evidencia a importância da contação de histórias ainda presente na formação das crianças e transmissão de valores culturais para o desenvolvimento da aprendizagem. Constatou-se que os alunos não têm acesso ao computador fora da escola. Realidade que fica a desejar, pois o que se espera é que todas as crianças tenham acesso as TICs, ao computador, a informação e as vantagens oportunizadas por esses recursos. Durante a realização da oficina, percebeu-se a desenvoltura de três alunos com suas participações, pois faziam questionamentos bastantes críticos em relação à autoria dos livros. Mediante a contação de histórias feitas por meio do livro de imagens impresso e do computador, percebeu-se que as crianças ficaram mais entusiasmadas e motivadas diante do computador e, por conta disso, se expressavam com mais firmeza e clareza. Quando questionados se preferiam a leitura no livro impresso ou no computador, apenas um afirmou ter gostado de ler mais no livro impresso. 05 alunos deram preferência ao uso do computador e justificaram que gostavam de ler no computador porque era legal e porque mexer no computador era bom.
CONCLUSÃO:
A partir do trabalho investigativo pôde-se perceber a importância do uso dos livros de imagens, utilizando-se de diversas mídias. Os livros de imagens se configuram como uma proposta viável para uma educação visual do olhar do aluno desde a Educação Infantil para que, dessa forma, o aluno saiba fazer a leitura crítica de outras mídias. Outra importante descoberta é que a leitura de imagens faz com que a criança leitora-autora desenvolva inúmeras habilidades favoráveis a aprendizagem: percepção, seleção, organização, interpretação, sentimento, emoção, avaliação, produção e expressão. Ao perceberem que os desenhos se configuram em grandes histórias, se empenharam em realizar seus desenhos, caprichando-os, procurando torná-los mais reais, desenvolvendo com isso várias habilidades estéticas e artísticas. A leitura mediada por computador se traduziu como um fator motivador e por isso feita com mais satisfação. Percebeu-se não apenas uma leitura com prazer, mas, sobretudo, uma leitura mais produtiva, com sentenças melhores elaboradas e alinhadas a estrutura narrativa. Conclui-se ainda que a prática educativa com livros de imagens requer do professor planejamento a partir da seleção dos livros conforme sua realidade e objetivos.
Instituição de Fomento: Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo
Palavras-chave: Leitura de imagem, Material impresso , Computador.