62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS: POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA PARA MINORIAS RACIAIS
OLGA BRIGITTE OLIVA DE ARAUJO 1
1. UNIVERSIDADE DE BRASILIA (FACULDADE DE EDUCAÇÃO. / UnB
INTRODUÇÃO:
De acordo com o Instituto de Pesquisa Aplicada, o sistema de cotas raciais para estudantes negros tem sido uma das modalidades de ações afirmativas mais adotadas por Instituições de Ensino Superior, sendo que em 2007 havia trinta e três universidades adeptas à reserva de vagas para esse segmento. Além das políticas de acesso, também têm sido desenvolvidas políticas de permanência na universidade para esse segmento como, por exemplo, o Projeto Afroatitude, o qual tem como objetivo possibilitar aos cotistas se manterem na universidade através da promoção de ações no âmbito acadêmico, assistencial e de identidade. Dentre as instituições que implementaram essas políticas de acesso e permanência está a Universidade de Brasília (UnB), a qual instituiu o sistema de reserva de 20% do total de suas vagas de graduação para os candidatos negros e o já mencionado Projeto Afroatitude. Tendo em vista os poucos estudos sobre como tem sido a permanência e trajetória dos estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas no Ensino Superior, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as experiências e percepções dos estudantes negros cotistas da UnB participantes do Projeto Afroatitude, a fim de iniciar-se um processo de entendimento acerca da permanência e trajetória desses durante a graduação.
METODOLOGIA:
Optou-se por trabalhar com grupos de discussão, metodologia que costuma ser utilizada na exploração das orientações coletivas de sujeitos que compartilham um contexto social. Segundo Weller (2006), é no grupo que os jovens expressam suas representações sociais e o modo como trabalham com experiências de desintegração e de exclusão social. Tendo isso em vista, foram realizados dois grupos de discussão nos meses de maio e junho de 2008 com estudantes negros cotistas com o intuito de reconstruir as representações coletivas dos mesmos e dar visibilidade ao modo como vivenciam e interagem com o espaço universitário. Para completar a análise do discurso, foi elaborado questionários com questões referentes à origem geográfica, ao ambiente familiar, escolar e à situação econômica. Essas questões tiveram como objetivo conhecer as experiências dos jovens na UnB enquanto estudantes negros, como aquelas relacionadas à vivência de situações de preconceito e discriminação, além das estratégias de enfrentamento utilizadas diante de tais situações e de suas experiências no Projeto Afroatitude.
RESULTADOS:
O estudo revelou que o Projeto Afro-atitude tem contribuído para a permanência dos estudantes negros dentro da universidade através do desenvolvimento de ações nos níveis acadêmico, de identidade e assistencial. No que se refere aos dois primeiros níveis, o projeto tem promovido espaços de estudo, pesquisa e extensão sobre a temática étnico-racial no que se refere à valorização do povo negro e à importância das políticas de ações afirmativas. Isso tem possibilitado um maior embasamento dos estudantes sobre essas temáticas e contribuído para a auto-afirmação como estudante negro no espaço universitário. Essas ações de fortalecimento da identidade negra têm proporcionado maior capacidade de identificação dos preconceitos, das discriminações e das estratégias de enfrentamento por parte dos estudantes quando se encontram nessas situações. Em relação ao nível assistencial do projeto, foi identificado que a bolsa que recebem do programa é fundamental para sua formação, visto que podem trabalhar menos horas e dedicar mais tempo aos estudos. Ademais, a importância que lhes é paga os auxilia nas despesas diárias com alimentação, transporte e materiais de estudo.
CONCLUSÃO:
O estudo aponta que o desenvolvimento integral dos estudantes negros cotistas perpassa por uma adequação do espaço acadêmico as especificidades deste segmento no sentido de promover uma inclusão que não se restrinja em dar o acesso à universidade, mas que venha articulada com políticas de permanência e políticas de identidade. Nesse sentido, tem se mostrado de suma importância o projeto Afroatitude ao buscar garantir as condições materiais e educacionais a esses jovens, bem como fortalecer a identidade negra e a auto-afirmação social dos mesmos. Contudo, para que haja uma real inserção dos estudantes cotistas na universidade é necessário ampliar os espaços promotores de saberes relativos à diversidade étnico-racial, de divulgação da história e cultura do povo negro e da importância das políticas de ações afirmativas dentro e fora da comunidade acadêmica, caso contrário esses estudantes continuarão tendo uma trajetória marcada por exclusões e preconceitos.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Estudantes negros , Cotas raciais, Políticas de permanência.