62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
PROJETO CIBER LETRAS - UMA VIVÊNCIA COM JOVENS E ADULTOS DA CIDADE DE OLINDA
ANDREA PATROCINIO DE OLIVEIRA LIRA 1
FLAVIA MARIA DOS SANTOS VIEIRA 1
MARIA DO ROZARIO GOMES DA MOTA SILVA 1
1. NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE OLINDA/ NTECI -SEDO
INTRODUÇÃO:
Os jovens de hoje vivem em uma sociedade letrada e tecnológica. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve levar em consideração as suas especificidades com conteúdos significativos, objetivando cumprir a função de preparar os estudantes para o exercício da cidadania, dessa forma a escola não deve escolarizar os textos de circulação social, Kaufman e Rodrigues afirmam que deve-se usar o texto de acordo com os diferentes propósitos para os quais foram elaborados com o intuito de enriquecer, acrescentar e habilitar a leitura da pluralidade, pois o importante não é só a diversidade mas a seleção adequada desses textos e a forma como são usados, Weisz corrobora com as autoras relatando que o conteúdo trabalhado deve manter suas características de objeto sociocultural real.Os estudantes que ingressam na primeira etapa da alfabetização de jovens e adultos visam aprender a ler e a escrever, a Informática educativa objetiva a utilização do computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares assim, o Projeto Ciber Letras surgiu com o objetivo de contribuir para o processo de alfabetização de jovens e adultos, utilizando o computador como ferramenta de aprendizagem, assim como inseri-los na cultura digital.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido com duas turmas de EJA em duas distintas escolas municipais de Olinda, sendo uma turma nível I e outra nível II, num período de três meses e foram enviados mensagens de email, com temas trabalhados em sala de aula e experiências vivenciadas pelos grupos.O projeto foi executado em três etapas sendo a 2ª e 3ª etapas alternadas: A primeira etapa foi a explicação da ação do projeto com as professoras responsáveis pelas turmas e com os alunos. A segunda etapa consistiu em atividades realizadas em sala de aula com a professora regente, objetivando trabalhar os textos das mensagens, identificando, junto com os alunos, elementos constituintes de uma carta, realizando analise fonológica de palavras, aliterações, rimas, palavras estáveis, leituras e escritas coletivas de cartas. Na terceira etapa os discentes foram levados ao laboratório de informática da escola para exposição teórica sobre informática e em seguida realizaram atividades (desenhos) através do mouse com o uso do software TuxPaint e posteriormente realizaram atividade com exploração dos recursos básicos do editor de texto: salvar/abrir/fechar, digitação do nome/endereço, criação de email, digitação da carta e envio da mensagem via email.
RESULTADOS:
O resultado encontrado neste projeto foi um valioso incentivo a leitura e a escrita, bem como, o aprofundamento do conhecimento tecnológico acerca do computador colaborando com o processo de alfabetização dos jovens e adultos através do computador, e estimulou a freqüência dos estudantes, evitando evasão nas turmas no período do projeto, ajudou a elevar a auto-estima dos discentes quanto ao uso do computador como ferramenta social e de aprendizagem
CONCLUSÃO:
Durante o percurso do trabalho os alunos demonstraram interesse em participar de todas as etapas propostas, podendo então concluir-se que o uso da tecnologia virtual aliada ao processo de alfabetização é inteiramente dinâmico e funcional. O uso de textos enriqueceu o trabalho em sala, possibilitando maior dinâmica nas atividades com os alunos. Observou-se maior rendimento quanto à leitura e a escrita,bem como o interesse no domínio da ferramenta tecnológica no processo da comunicação, concluindo-se que o objetivo proposto foi alcançado de forma satisfatória.
Instituição de Fomento: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE OLINDA
Palavras-chave: ALFABETIZAÇÃO, INTERAÇÃO, COMUNICAÇÃO.