62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PERCEPÇÃO E DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL EM COLÉGIOS DO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO - BA
Ariane Silva Cardoso 1
Andressa Queiroz Bráz 1
Jussiara de Castro Dourado 1
Rita de Cássia Matos dos S. Araújo 2
1. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
2. Profa. Msc./Orientadora - Depto. de Ciências Biológicas - UNEB
INTRODUÇÃO:
Trabalhos na área ambiental encontram-se cada vez mais difundidos em nossa cultura e, diante de dados ambientais preocupantes, ainda não adquiriram o necessário espaço para efetiva discussão na cidade de Paulo Afonso, Bahia, Brasil. Visando à sala de aula como local de produção, o estudo das condições do trabalho pedagógico - enfocando o modo de pensar e agir dos alunos de colégios públicos do município em relação à educação ambiental e principalmente aos problemas ambientais locais - é inteiramente necessário para promoção da consciência ecológica do educando. O trabalho teve auxilio de questionários estruturados aplicados em instituições de ensino, com alunos do Ensino Fundamental, apresentando idades entre 13 a 16 anos.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em um prazo de três meses, com estudos a partir de levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, com auxilio de questionários estruturados para obtenção de informações, produção de relatório e análise de dados. Primeiramente, houve um levantamento bibliográfico. Posteriormente, foram selecionados três colégios de Ensino Público de grande porte no município para aplicação dos questionários. As salas foram escolhidas aleatoriamente como amostra, entre turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo aplicados questionários a todos os alunos das respectivas classes. Após a etapa de campo, iniciou-se o processo de diagnóstico dos dados, no qual a análise qualitativa baseou-se na percepção e conhecimento dos alunos a cerca dos problemas ambientais do município e o que representa meio ambiente para eles. Para a análise quantitativa, considerou a ocorrência de similaridade entre as respostas, obtendo uma frequência, para se alcançar uma média estatística nos dados adquiridos.
RESULTADOS:
Pode-se avaliar que o grau de percepção do aluno sobre o meio em que vive ainda é escasso. As respostas subjetivas basearam-se em temáticas frequentes em outras regiões, noticiadas pela mídia, demonstrando que os alunos, embora consigam identificar problemas ambientais, desconhecem ações efetivas de preservação na sua região. O elemento mais usado na obtenção do conhecimento, que não é, muitas vezes, adquirido por uma busca consciente, é a televisão e, em seguida, o professor. Os estudantes identificam os elementos naturais, no entanto, não consideram elementos artificiais como parte constituinte do ambiente, acentuando a falta de correlação do homem com o meio. Os mesmos, ainda, ao listar individuos que poderiam ajudar a resolver os problemas ambientais, optaram com maior frequência pelas alternativas: Comunidade e Você. Ao final da entrevista, foi possível observar uma inquietação dos alunos no sentido de buscar soluções para os problemas identificados. Vale ressaltar que, embora tenha sido relatada a existência de projetos na área ambiental desenvolvidos pelas Escolas, observou-se que a percepção ambiental dos alunos se mostra inconsistente e frágil, o que faz repensar se as formas de abordagem e aprendizagem estão sendo aplicadas de maneira correta.
CONCLUSÃO:
Tomando o trabalho como princípio educativo, com o intuito inicial de perceber e avaliar a caracterização da ação educativa socioambiental promovida pelas escolas públicas e a percepção ambiental de estudantes de Ensino Fundamental a cerca dos problemas encontrados na cidade e no colégio, foi realizado um diagnóstico apresentando níveis fracos e frágeis de percepção, na área ambiental em geral, o que expõe a deficiência da Escola no processo de formação de aprendizagem desses alunos e suas correlações com o meio ambiente em que vivem.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Percepção ambiental, Relações sociedade/natureza.