62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
SURFACTANTE TWEEN-80 NA PRODUÇÃO DE BIOMASSA POR Pycnoporus sanguineos
Adriana da Silva Nunes 1
Izabel Cristina Conceição dos Santos 1
Adrya da Silva Figueiredo 1
Jucileuza Conceição dos Santos 1
Cassia Valente da Silva 1
Ademir Castro e Silva 1
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:

Atualmente os fungos vêm sendo muito utilizados na biorremediação ambiental. Uma das possibilidades de uso está na biosorção de metais pesados usando sua massa micelial, e neste sentido vários trabalhos estão sendo desenvolvidos em instituições de pesquisa. Considerando a biodiversidade amazônica e o pouco que se conhece sobre os fungos desta região é de interesse utilizá-los como subsídio para biorremediação. Portanto, o objetivo principal deste trabalho foi verificar a produção de biomassa do fungo lignolítico Pycnoporus sangineos em meio de cultivo acrescido com diferentes fontes de carbono.

METODOLOGIA:

Cepas do fungo Pycnoporus sanguineos foram coletadas no município de Manaus. Pequenos fragmentos do carpóforo foram crescidos em meio BDA para produção de cultura pura. Os meios utilizados para produção de biomassa foram meio Czapek acrescido de Tween-80 em concentrações de 0,5, 1,0, e 1,5%. A biomassa foi medida a cada 7 dias num período de 17 dias. Foi avaliada a produção de biomassa em relação ao peso seco com a metodologia utilizando filtragem alíquota em papel filtro.

 

RESULTADOS:

Em termos absolutos o maior percentual de produção de biomassa (8.8%) por Pycnoporus. sanguineos aconteceu na concentração 1,5% de Tween-80. De maneira geral, a medida que se aumenta a concentração observa-se uma relação positiva também na produção de biomassa. Ressalta-se, entretanto, que o surfactante é conhecido por atuar na parede celular para secreção de enzimas produzidas por fungos. Pela primeira vez descreve-se uma possível influência na produção de biomassa. O teste estatístico de ANOVA ao nível de 5% de significância mostrou que não há diferença estatística na produção de biomassa entre diferentes concentrações.

CONCLUSÃO:

A cepa do fungo Pycnoporus sanguineos testada apresentou uma correlação positiva com suplementação de Tween-80 no meio contendo nitrogênio, ou seja, independente da concentração o Tween-80 deve influenciar na produção de biomassa.

Instituição de Fomento: UEA e CAPES
Palavras-chave: Surfactante, Fungo amazônico, Fonte de nitrogênio.