62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
UM PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FRENTE AO AGRONEGOCIO DA MANDIOCA NA REGIÃO CENTRO SUL DO ESTADO DE SERGIPE
LUCIANO ESTEVES DE JESUS 1
JOSE WELLINGTON RODRIGUES BOMFIM 1
ALBERLENE RIBEIRO 1
DANIEL ALMEIDA SILVA 1
1. FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA( FJAV)
INTRODUÇÃO:
A mandioca é a cultura alimentícia mais barata e disponível para as classes média, baixa e media baixa da população brasileira, e se torna mais apropriada em decorrência das divisões favoráveis de solo e clima. Essa condição favorável nos desafia a seguir estratégias possíveis que a conduzam à expansão de sua produção. A farinha é o mantimento mais atual para a nutrição do brasileiro. Na região Centro-Sul do estado de Sergipe o cultivo está se tornando uma atividade de extrema acuidade econômica, servindo de fonte de sustento e renda para muitas famílias, como agricultores de classes média, baixa e média baixa. A elaboração desse projeto, pautados na sustentabilidade consentirá a produtores de distintos municípios o acesso a técnicas para melhorar a cadeia produtiva e o processamento agroindustrial da mandioca sem degradar o meio ambiente. A disposição de preservar a natureza é uma questão essencial, para a atividade agrícola moderna, na medida em que, essa promove a orientação quanto ao processo de trabalho. Destarte, ao enredamento conexo das associações campesinas habituais deparava-se como uma restrição para o processo de ativação da produção agrícola, que a partir da sua simplificação viabilizou seu desempenho em amplas áreas de terra.
METODOLOGIA:
A pesquisa avaliou o padrão de exploração do plantio da mandioca, ocorrência dos impactos ambientais, o preparo do solo, colheita da mandioca em cinco comunidades de municípios centradas na região Centro-Sul do estado de Sergipe, na safra de 2009, com o intuito de inserir a sustentabilidade nesta atividade sem afetar a produção dos médios e pequenos lavradores. O trabalho foi ordenado por fases. A primeira incidiu nos meses de abril a junho de 2009, efetuaram-se inspeções junto aos agricultores para verificação do modelo de plantio, cultivo, uso de agrotóxico, e famílias abrangidas nesta esfera. Na segunda fase da pesquisa incidiu durante a colheita e comercialização nos meses de outubro e novembro de 2009, efetuou-se um acompanhamento atrelado aos lavradores de cada comunidade. Nesta ocasião conferiu-se a noção do lucro incluindo a quantidade de pessoas submergida nesta atividade. Ao decorrer desta fase, enfatizou-se a pesquisa quantitativa realizadas com encontros e conversas informais com agricultores, e cooperativistas, resultando com a aplicação de questionários referente a todo período de produção da mandioca o uso da sustentabilidade. e a negociação os resultados obtidos foram analisados estatisticamente com médias e percentuais e expostos em formas de tabelas e gráficos.
RESULTADOS:
O dilema pertinente à seriedade de um incremento alocando métodos relacionados à sustentabilidade torna-se imprescindível, por abordar um problema que abrange a degradação do meio ambiente e a condição de vida do ser humano e de todos os seres vivos. Em presença disso há perspectiva é de que a sociedade possa ostentar-se e decidir tal ação. Ao se fazer referência à região Centro Sul do estado de Sergipe, o arrolamento apresentado alusivo a este teor gera um elucidação quanto ao plantio e cultivo da mandioca sem macular o meio ambiente analisando ser uma atividade versada tendo em vista o uso do solo aplicando o desenvolvimento sustentável e preservando a qualidade de vida do ser humano e a sobrevivência dos seres vivos da terra.
CONCLUSÃO:
A plantação agrícola da mandioca se faz presente em todo o Estado de Sergipe como também em todas as regiões do Brasil, esta atividade exerce enorme desempenho econômico e social, pois concebe uma instabilidade de renda principalmente para o que chamamos de agricultura familiar, a concernente análise vem proporcionar aos trabalhadores recursos para a opressão dessa atividade eliminando a insustentabilidade, acrescentando em seu molde de trabalho a adequação ao uso do desenvolvimento sustentável, compreendendo a natureza, respeitando sua diversidade sem a inópia de gerar conflitos ao meio ambiente, com uma tendência de trabalho atual buscando sempre a preservação ambiental garantindo a sobrevivência dos seres vivos e mantendo a qualidade de vida do ser humano.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável , Produção de Mandioca, agricultura familiar.