62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ESTUDO COMPARATIVO DA PREDIÇÃO DE GORDURA CORPORAL ATRAVÉS DE DOIS MÉTODOS DUPLAMENTE INDIRETOS.
João Batista de Medeiros da Silva 2, 1
Gleidson Mendes Rebouças 2, 1
Maria Irany Knakcfuss 1
Larissa Bastos Tavares 1
Henrique Machado do Vale 1
Tiago Dionísio Fidelis Marinho de Oliveira 1
1. Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte / FARN
2. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / UERN
INTRODUÇÃO:

Comumente, sempre que falamos em composição corporal, muitos atrelam as informações somente a atletas, pois na luta para manutenção da performance do atleta, o percentual de gordura corporal (%G) e o percentual de massa corporal magra são continuamente monitoradas afim de se manter um equilíbrio e assim otimizar o rendimento físico. Mesmo assim, a composição corporal é um importante aspecto na saúde de indivíduos, independente de idade, sexo e origem étnica.  Na medicina, pesquisas sobre endocrinologia frequentemente enfatizam a necessidade da avaliação e do acompanhamento das modificações da composição corporal, como importante instrumento para a adequação da dieta nutricional. Tendo em vista a preocupação da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN com os indicadores de saúde de seus funcionários, este estudo objetivou analisar o percentual de gordura dos mesmos através de dois métodos de predição.

METODOLOGIA:

A amostra do estudo foi composta por 64 funcionários da FARN de ambos os sexos, sendo 38 do sexo masculino e 26 do sexo feminino. As atividades laborais da amostra incidem nas atividades docentes e atividades de apoio (técnico-administrativo). Para a predição da composição corporal utilizou-se dois métodos associados a espessura de dobras cutâneas (Guedes, 1989 e Pollock & Wilmore, 1993). Ambos os protocolos utilizam 3 dobras cutâneas, contudo, diferem quanto a relação das dobras em função do sexo. Para o protocolo de Guedes são utilizadas as dobras triciptal, suprailíaca e abdominal para homens, enquanto que para as mulheres são aferidas a subescapular, suprailíaca e coxa. No protocolo de Pollock & Wilmore são utilizados para o sexo masculino as dobras peitoral, abdominal e coxa, e para o sexo feminino, triciptal, suprailíaca e coxa. Mensurou-se a massa corporal por meio de uma balança digital, a estatura através de um estadiometro e a espessura das dobras cutâneas com um adipômetro, ambos da marca SANNY. Todas as dobras cutâneas foram mensuradas com um compasso  de acordo com as recomendações de Costa (2001).

RESULTADOS:

A amostra masculina (n = 38) apresentou um peso corporal de 80,26 + 19,64Kg e estatura de 172,58 + 8,31cm, ao passo que a amostra feminina (n = 26) incidiu em 62,1 + 14,14Kg e 161,04 + 7,93cm respectivamente para o peso corporal e estatura. Em relação ao %G os resultados apontaram para o sexo masculino, 22,48 + 5,85% verificados pela equação de Guedes (1989) e 21,15 + 7,6% através de Pollock e Wilmore (1993). Para a  amostra feminina (n = 26) temos 62,1 + 14,14kg e 161 + 7,93cm respectivamente para o peso corporal e a estatura. Os valores de %G foram 30,98 + 3,94% (Guedes, 1989) e  35,47 + 10,07% (Pollock & Wilmore, 1993). Estes valores médios de %G quando comparado pelo teste t de Student com p < 0,05 apresentaram-se diferentes do ponto de vista estatístico.

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados podemos perceber que em ambos os protocolos, tanto a amostra masculina como a feminina apresentam valores que caracterizam uma presença de sobrepeso, sendo evidenciada no caso do masculino o maior valor na equação de Guedes ao passo que no feminino o maior valor foi associado a equação de Pollock & Wilmore. Sendo a equação de Guedes, um resultado matemático obtido com estudos de amostras nacionais e tendo-se verificado uma forte discrepância nos valores de %G quando comparado com outro modelo matemático, acreditamos que respeitando a faixa de idade à que se propõe o autor (Guedes, 1989), o seu modelo de equação poderá se ajustar melhor na predição do percentual de gordura de amostras que apresentem características semelhantes aos de nosso estudo.

Instituição de Fomento: Centro de Estudos e Pesquisas Sanny - CEPS
Palavras-chave: Indicadores de saúde, gordura corporal, sedentários.