62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
VAMOS ESTUDAR AS FRUTAS?
Rebeca Ramos Campos Godoy 1
1. Depto.de Educação, Núcleo de Educação Infantil - NEI/Cap/RN
INTRODUÇÃO:

No quarto bimestre do ano de 2009, a Turma 1 ( 2 a 3 anos), turno matutino, estudou "AS FRUTAS". A definição deste se deu durante uma conversa espontânea em roda inicial. A maioria das crianças pediu para estudar sobre as comidas, mas como o tema é muito amplo, indagamos que comida poderia ser? Foi então que surgiram AS FRUTAS. Durante todo o desenvolvimento dos nossos estudos pudemos oferecer às crianças a oportunidade para descobrirem a importância das frutas na nossa alimentação, já que a nossa situação atual revela um aumento significativo de crianças obesas ainda na educação infantil. Quem come fruta fica forte e saudável! Definido o tema de pesquisa, planejamos quais objetivos poderiam ser trabalhados: identificar e nomear algumas frutas; conhecer e nomear as cores e formas que as frutas têm; diferenciar os tamanhos das frutas (pequeno, médio e grande); Explorar os sabores das frutas (doce e azedo) e suas texturas; conhecer de onde vêm cada fruta. Ex: goiaba - goiabeira e desenvolver hábitos saudáveis.



METODOLOGIA:

  Inicialmente as 03 professoras trouxeram para a roda de 20 alunos algumas frutas (abacaxi, uva, mamão, maçã, banana) para as crianças verem, tocarem e cheirarem. Elas puderam perceber  as cores, a textura, e o cheiro dessas frutas.

Durante um outro momento de roda as crianças observaram mais cores e formas que as frutas têm. Desta vez várias frutas foram expostas, abertas, descascadas na frente de todas as crianças. Elas foram percebendo a cor interna e externa de cada fruta e que cada uma apresenta uma forma geométrica. À medida que mostrávamos cores e formas, também mediávamos uma comparação entre as frutas incentivando atividades de seriação: pequeno, médio, grande.

O abacaxi, a maçã e a graviola foram passadas de mão em mão para cada criança sentir se aquela fruta era lisinha, se era áspera e ainda se era docinha ou azeda. Para concretizar ainda mais tudo isso uma visita à feira se destacou como ponto alto dos nossos estudos. Lá, as crianças puderam conhecer uma diversidade maior de frutas, além de vivenciarem um local real onde se vendem essas frutas.

A música também foi contemplada com a canção "Pomar" de Palavra Cantada. Trabalhamos a origem daquelas frutas. Como se chama o pé de uva? Parreira. Encerramos o tema com uma aula de culinária: bolo de banana.

RESULTADOS:

O tema FRUTAS ofereceu às crianças momentos de descobertas com muitas frutas ainda não conhecidas: saputi, graviola, jaca; permitindo o enriquecimento de um novo paladar e um estímulo à alimentação saudável e balanceada. Além disso, os objetivos traçados foram mediados de maneira tranqüila e divertida por todos os alunos e professoras. As crianças da turma 1 identificam e nomeiam algumas frutas, conhecem suas cores, formas. Sabem diferenciar os seus tamanhos: pequeno, médio e grande, distinguem texturas e sabores e conhecem de onde vem cada fruta. Além disso o desenvolvimento de hábitos saudáveis esteve sempre permeando todo o estudo. No início a maioria das crianças não comia fruta, depois passaram a experimentar e em seguida a lanchá-las. Sobrava muita fruta no lanche, no fim do tema chegava a faltar: Quero muita melancia professora!

CONCLUSÃO:

 

 Como é divertido e interessante estudar algo que faz parte da realidade das crianças! Trabalhar formas geométricas com crianças de 2 a 3 anos? Como pode ser? Pode sim. Aproximando deles algo concreto em suas vidas, algo que tenha significado. As frutas despertaram muitas curiosidades e perguntas na nossa turma. O hábito saudável de comer frutas na hora do lanche é um ensinamento de vida, de saúde, de cuidar do corpo. Com a ajuda da família, hábitos como esse se perpetuarão e se refletirão em toda uma vida saudável. Nada melhor como as frutas para mostrar a diversidade de cores, de formas, texturas e sabores. E melhor ainda a feira, que trouxe mais realidade aos estudos direcionados a essa turma
Palavras-chave: frutas, hábitos saudáveis, alimentação.