62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
FORMAÇÃO DE ALUNOS-GUIA EM TRILHAS INTERPRETATIVAS NO MANGUE DO GUARAPES EM NATAL-RN
Maria Joseneide Araújo Batista 1
João Bosco da Rocha 1
Laura Patrícia Meira Macedo 1
Madson Gomes Rodrigues 1
Milena Fabrini de Paiva Dantas Farias 1
1. Secretaria Municipal de Educação de Natal / RN
INTRODUÇÃO:

O manguezal é um ecossistema particular responsável pela filtração da água de metais, berçário e fonte de alimentos para várias espécies. Área de preservação permanente, este ecossistema tem grande importância para toda a humanidade. No entanto, existe certa aversão a ele, devido a seu aspecto e odor. A partir dessa realidade, foi realizado um trabalho pela Escola Municipal Prof. Francisco de Assis Varela Cavalcanti, cujo objetivo foi formar alunos-guias para a preservação do mangue do Guarapes, em Natal/Rn, levando-os a conhecer suas características peculiares, como também sensibilizá-los para a consciência ambiental na busca da preservação desse ecossistema, maltratado pela ação de empresários do ramo de construção civil e imunizadoras daquela região. A meta base foi possibilitar aos mesmos adquirirem atitudes de preservação que repercutirão para as gerações futuras, através de ações de cidadania. Estes alunos-guia são alunos do ensino fundamental e o trabalho é destinado à comunidade local e às comunidades vizinhas desse bairro.

METODOLOGIA:

Os trabalhos se iniciaram com a realização de uma aula-passeio no Barco Chama-maré, em que os alunos-guia tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência semelhante à da sua comunidade. Nesta aula, executaram, após exposição e discussão, uma pesquisa sobre o assunto abordado: as características do ecossistema, importância e problemas ambientais que o afetam. Para isso, foram utilizados, além do quadro e giz, textos de livros, informações da internet e reportagens de jornais sobre o tema. Estando os alunos preparados, realizamos visitas ao mangue com toda a comunidade escolar, oportunidade em que os guias mostraram seus conhecimentos e mudanças significativas na sua linguagem e comportamento. Essas visitas foram realizadas em uma trilha de aproximadamente 250 metros e aconteceu durante 30 minutos, tendo três paradas para exposição oral dos temas. reconhecimento da área nos seus aspectos biológico e social. Além disso, foram estimulados a observar e identificar os problemas existentes no local e as consequências desses problemas para a comunidade. Durante o processo, os alunos-guias organizaram um mutirão de limpeza no mangue. Esta metodologia está incorporada ao PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola Municipal Prof. Francisco de Assis Varela Cavalcanti.

RESULTADOS:

No inicio dos trabalhos, observamos que existia um certo "preconceito" por parte dos professores e alunos em relação ao ecossistema mangue, pois uma boa parte nunca tinha ido a este ambiente, devido à falta de conhecimento e por achar que é sujo e não tem importância. Após as aulas expositivas e aula de campo, percebemos mudança de opinião de uma parte da comunidade. Mas houve uma resistência por uma parte pequena da população Um outro parâmetro observado foi o comportamento dos alunos-guia que, antes,  sempre demonstravam agressividade e grosserias; no entanto, esforçaram-se  para melhorar em algumas palavras que tinham dificuldade de pronunciar e no comportamento mais respeitoso. Também a comunidade começou a se questionar sobre o tratamento realizado pelas imunizadoras quanto ao material depositado. No mutirão de limpeza do mangue, apesar de ter em torno de 80 pessoas envolvidas, foram coletados 500 kg de lixo, surpreendendo as expectativas e mostrando que ações de cidadania despertam envolvimento.

CONCLUSÃO:

De acordo com as observações, podemos concluir que a utilização de trilha interpretativa como uma metodologia possível e reflexiva, serviu para sensibilizar a comunidade em relação à problemática do meio ambiente. A formação de alunos-guia possibilitou uma melhoria de comportamento dos alunos envolvidos, pois os mesmos eram grosseiros e agressivos. Notamos também que a utilização de trilha interpretativa em mangue foi uma metodologia bem aceita pela comunidade.

Palavras-chave: Ecossistema, Trilha, Preservação.