62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A VIVÊNCIA E A REFLEXÃO DO ATLETISMO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE GOIÂNIA
Bruno de Oliveira e Silva 1
1. SME-GOIÂNIA
INTRODUÇÃO:

Algumas atividades como correr, saltar e arremessar se tornaram essenciais para o desenvolvimento humano, com isso trabalhamos no âmbito escolar uma prática corporal, que visa sistematizar a atividade humana atletismo. Ao olharmos para os documentos que regem a Educação Física na cidade de Goiânia, encontramos que os alunos da rede pública devem conhecer, vivenciar e refletir criticamente sobre a história e evolução dos esportes, entendendo seus elementos constitutivos, modificando e criando possibilidades de praticá-los dentro da escola.

Quando pensamos a Educação como uma prática social e simbólica que através da ação insere "os educandos nas forças construtivas de trabalho, da sociabilidade e da cultura" (SEVERINO, 2001, p. 67), pensamos em uma proposta educacional que interpreta o trabalho educacional a partir da realidade social, problematizando, instrumentalizando, sistematizando e modificando sua realidade (GASPARIN, 2003). Devido a isso temos como objetivo neste trabalho fazer um relato de experiência de algumas aulas de Educação Física que trabalharam com o conteúdo atletismo na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica.

METODOLOGIA:

Este trabalho foi realizado no ano de 2009, em uma turma do agrupamento D (que se refere ao 4º ano do ensino fundamental), do ciclo II, da Escola Municipal Presidente Vargas em Goiânia - GO. Os alunos tem 9 e 10 anos. As aulas da disciplina Educação Física eram realizadas de 2 a 3 vezes por semana com duração de 1 hora cada aula, totalizando 30 aulas durante todo o II trimestre do ano de 2009. Para a realização dos planejamentos optamos por tentar aproximar ao máximo as atividades à realidade dos alunos com isso utilizamos como recursos metodológicos atividades com imagens e vídeos com o intuito de demonstrar informações acerca das diferentes modalidades e como estas foram se modificando até chegar à atualidade, conversas dirigidas com temas propostos pelo professor e debatido com os alunos tentando identificar e reconstruir a temática em questão, vivências realizadas como mais uma maneira dos alunos experimentarem as atividades da modalidade atletismo, reconstrução e adaptação de atividades e materiais.

As atividades realizadas eram propostas pelo professor responsável pela disciplina, porém no transcorrer da aula poderia sofrer modificações que viriam a contribuir com o desenvolvimento da mesma.

RESULTADOS:
Durante o II trimestre letivo do ano de 2009. A maioria dos alunos não conhecia a relação existente entre as diversas atividades decorrentes da modalidade esportiva atletismo e seu desenvolvimento social, tendo pela primeira vez, de forma sistematizada, trabalhado esta temática. Apesar destes alunos não conhecerem a maioria das modalidades do atletismo todos de forma direta ou indireta já tinha executado/praticado algum elemento que contribuiu com relação entre o atletismo e suas atividades cotidianas. As vivências foram extremamente importantes neste processo, porque foi a partir destas que os alunos conseguiram identificar, reproduzir e posteriormente modificar as diversas manifestações que contribuem para a prática do atletismo, como por exemplo, os mais variados saltos, as diferentes formas de se correr e os mais distintos arremessos e lançamentos. Com as imagens e vídeo os alunos tiveram contato com atividades relacionadas ao atletismo que não eram possíveis naquele momento histórico de serem realizadas no interior do ambiente escolar, como por exemplo, o salto em altura e ainda conseguiram observar e visualizar a evolução de algumas modalidades até a sua realização na atualidade.
CONCLUSÃO:

Concluímos este trabalho agradecendo a contribuição de todos os alunos que participaram deste processo e ressaltando a importância de conhecer, vivenciar e refletir criticamente sobre o atletismo, especialmente pela relação que é possível fazer entre esta modalidade e as atividades realizadas no cotidiano destes alunos. Durante os três meses que trabalhamos com esta temática observamos e avaliamos através da sistematização - oral, escrita e corporal - um grande interesse dos alunos acerca da temática e uma ótima participação, com os mesmo demonstrando um avanço no entendimento acerca do atletismo e as modalidades que o constituem, especialmente no que se refere à relação desta modalidade com as atividades cotidianas e com o corpo. As vivências possibilitaram o conhecimento dos alunos com o próprio corpo e de algumas atividades do atletismo, contribuindo assim com a percepção de práticas diferenciadas anteriormente não conhecidas e despertando o interesse e a criação de atividades diferenciada das já existentes. Pensando neste tema conseguimos pensar em possibilidades não competitivas e críticas que envolvesse todos os alunos da turma e que foram possíveis de ser realizadas no interior do ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação, Vivência, Atletismo.