62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
SESSÃO REFLEXIVA COM CRIANÇAS: DINAMIZANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Lúcia de Fátima da Cunha 1
1. Escola Municipal Arnaldo Monteiro
INTRODUÇÃO:

Este trabalho é parte da prática pedagógica desenvolvida numa Escola Pública de Natal/ RN. Dentre os procedimentos utilizados para o trabalho com esses alunos elegemos a Sessão Reflexiva como um procedimento importante para o processo de ensinar e aprender. Tem como objetivo proporcionar ao educando a construção efetiva e crítica do conhecimento e de mudança de atitudes no que se refere a si e ao outro, à medida que, discute, avalia e reformula os seus conhecimentos e ações.

METODOLOGIA:
Para a realização desse trabalho nos orientamos pelas idéias do materialismo histórico-dialético por considerarmos que pode possibilitar uma maior compreensão do processo desenvolvido. Na perspectiva dessa lógica, tentamos desvelar os fatores que sustentam a forma de mediação pedagógica propiciadora do aprender com êxito, dando ao objeto de estudo uma visão de totalidade e historicidade. A abordagem histórico-dialética permite desvendar os nexos e as relações existentes nos fenômenos. É também uma ferramenta para negociar, entender, analisar e avaliar criticamente as representações e atividades do professor e do aluno nos contextos escolares, possibilitando a construção de uma identidade reflexiva crítica. Nessa direção caminhamos através da abordagem da pesquisa colaborativa a partir das idéias de Pimenta, Liberali, Ibiapina, Ferreira entre outros, que discutem essa abordagem e consideram a reflexão crítica como um elemento de autoconhecimento e de aprendizagens significativas. Foram envolvidos 20 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com idades que variam de 9 a 12 anos. Todo o processo foi desenvolvido na sala de aula, como parte das ações planejadas no decorrer do ano letivo de 2009.
RESULTADOS:

Para desenvolver essa atividade vivemos dificuldades, contudo, pudemos contabilizar muitos avanços ao longo desse processo, no que refere à socialização, interação, mudanças de comportamentos, respeito pelas ideias do outro e principalmente, a construção de conhecimentos. Foi possível verificar que a reflexão crítica pode possibilitar ao professor um novo olhar sobre o seu aluno e sobre a sua prática e ao aluno um novo olhar sobre o seu próprio conhecimento, formas e possibilidades de aprender, o que fez com que houvesse melhoria na sua maneira de se perceber como um ser que vive num processo contínuo de aprendizagem, onde o outro é elemento importante e significativo.

CONCLUSÃO:

Concluímos que essa é uma atividade que deve sistematicamente fazer parte do contexto da escola e do trabalho realizado pelo professor. Através das Sessões Reflexivas foi possível promover uma reflexão sistemática e encontrar meios para uma prática mais efetiva e consequentemente, resultados mais significativos na aprendizagem dos alunos. Para aprender e construir conhecimentos a criança precisa viver as mais diversas situações, interagir e agir no grupo em que está inserido e assim, encontrar caminhos para novas aprendizagens e novas formas de pensar e agir.

Palavras-chave: Sessão Reflexiva, Aprendizagem, Conhecimento.