62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA VISÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE SANTANA.
Carla Matos Cardoso da Silva 3
Regivalda Brasil Cardoso Vilhena 3
Andrew Gonçalves da Costa 4
Waldson César Sales de Sousa 3
Isabel Cristina dos Santos Oliveira 2
Romualdo Tavares de Oliveira 1
1. Profº da Universidade Vale do Acaraú-Uva/AP
2. Profª da Universidade Vale do Acaraú-UVA/AP
3. Graduandos da Universidade Vale do Acaraú-UVA/AP
4. Graduando do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior -IMMES
INTRODUÇÃO:

Inúmeras escolas das redes públicas de ensino estão preocupadas em adotar a informática enquanto suporte ao processo de aprendizagem. Há vários argumentos favoráveis a essa aplicação dos recursos da informática (Schwartz, 1999). Entretanto, para a grande maioria dos professores, o uso dessas tecnologias implica numa necessidade de uma longa formação. Apesar de existirem há mais de vinte anos, os softwares educativos ainda não foram utilizados em todo seu potencial na prática docente. Porém, a adoção sistemática de softwares educativos nas escolas é mínima. Isso se deve, em parte, à carência de sistemas de qualidade e falta de informações sobre aspectos técnicos e pedagógicos de bons sistemas existentes. Os professores não dispõem de uma grande quantidade de softwares de qualidade. Também, as informações disponíveis sobre os softwares são limitadas (LYRA; LEITÃO; AMORIM e GOMES, 2003). Desse modo, este trabalho teve como objetivo central investigar o uso de softwares educativos no processo de ensino-aprendizagem na visão dos professores do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Santana.

METODOLOGIA:

Participaram dessa pesquisa 20 professores do ensino fundamental I de 04 escolas da rede pública de ensino na cidade de Santana. O estudo abrangeu a aplicação de um questionário com cada um dos entrevistados, contendo questões fechadas. As questões contidas no instrumento foram tabuladas e analisadas numa abordagem quantitativa.

RESULTADOS:

Os resultados desta pesquisa mostraram que 90,3% dos professores investigados reconhecem a contribuição dos softwares educacionais para a aprendizagem de seus alunos, 9,7% não acreditam que os softwares educacionais contribuam para o processo de ensino-aprendizagem. Com relação à existência de softwares educacionais nas escolas da rede pública da cidade de Santana, 83% disseram que as unidades escolares não tinham este recurso didático e 17% disseram possuir este material. Com relação ao uso deste recurso na prática pedagógica de sala de aula, apenas 35% dos entrevistados afirmaram que usavam este recurso no processo de ensino-aprendizagem, 70% disseram que não usavam e 5% dos entrevistados não responderam. Quando indagados sobre a participação dos alunos nas aulas onde se utilizavam os softwares educacionais como recurso didático, 90,8% dos entrevistados afirmaram que os alunos sempre participavam e mostravam um grande interesse na aula e 9,2% não responderam a pergunta.

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados do presente estudo, conclui-se que os professores do ensino fundamental I da rede pública do município de Santana reconhecem a importância dos softwares educacionais como recurso didático importante ao processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, é necessário que a secretaria de educação possa garantir a presença massiva desse recurso didático às escolas do município. Também, faz-se necessário que os planos de ensino dos professores das escolas do município de Santana contemplem os softwares educativos como um recurso didático importante para o processo de ensino-aprendizagem.

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ-UVA/AP
Palavras-chave: Softwares Educativos, Prática Pedagógica, Processo de Ensino-Aprendizagem.