62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
AVALIAÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA EM HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ACOMPANHADOS EM PROGRAMA DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Menilla Maria Alves de Melo 1
Ailla Sibele de Almeida Ridô 1
Emanuella Samya Barbosa de Almeida 1
Amanda Amona Queiroz Brás 1
Allamahac Silva Pequeno 1
Maria do Socorro Ramos de Queiroz 2
1. Depto. de Farmácia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Profa. MsC./ Orientadora - Depto. de Farmácia - UEPB
INTRODUÇÃO:
A Síndrome Metabólica (SM) é caracterizada por um conjunto de fatores de risco (FR) que contribuem para o desenvolvimento de Doenças Cardiovasculares (DCV) e/ou diabetes tipo2. Como FR pode-se citar: hipertensão arterial, hiperglicemia, hipertrigliceridemia, Obesidade Central (OC), níveis baixos de HDL-c, usualmente relacionados à resistência insulínica. O aumento da expectativa de vida contribui para o desenvolvimento de FR, justificando considerar a SM como uma preocupação em termos de saúde pública. A prevalência de SM é elevada e variável (13,7% a 39%), com predomínio, em alguns estudos, entre as mulheres. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença da SM em pacientes hipertensos e/ou diabéticos acompanhados num serviço de saúde pública no município de Campina Grande-PB.
METODOLOGIA:
O estudo foi do tipo transversal, descritivo e documental com abordagem quantitativa e aconteceu no período de agosto a dezembro de 2009 no Serviço Municipal de Saúde, em Campina Grande-PB. Fizeram parte da pesquisa 51 pacientes hipertensos e/ou diabéticos do Programa de Atenção Farmacêutica da UEPB (PROATENFAR) portadores da SM, cuja avaliação dos componentes seguiu os critérios do NCEP-ATP III. Os dados individuais dos participantes referentes à medida da OC, a aferição de Pressão Arterial e aos exames laboratoriais foram coletados da ficha individual de cada participante. Os resultados foram digitados no Excel (2002), tratados no Epi-info 3.4.1 e descritos em números absolutos e percentuais. As frequências foram apresentadas com Intervalo de Confiança (IC) de 95%.
RESULTADOS:
A amostra foi composta por 51 pacientes com média de idade de 60-69 anos, sendo que 40 (78%) pertenciam ao gênero feminino e 11 (22%) ao masculino. Verificou-se a presença de SM em 38 (75%) dos pacientes, sendo 33 (87%) mulheres e 5 (13%) homens. A Pressão Arterial foi o FR mais presente, mostrando-se alterado em todos os pacientes com SM. As mulheres obtiveram a OC como o segundo FR mais incidente, com 29 (88%) dos casos, seguido do baixo HDL-c com 28 (87%). Com relação aos homens, o baixo HDL-c e a hipertrigliceridemia foram registrados em 100% da amostra, seguidos da OC de ocorrência em 4 (80%) deles.
CONCLUSÃO:
Os resultados deste trabalho atentam para a grande frequência de SM em portadores de doenças crônico não transmissíveis. Os pacientes deverão ser orientados a respeito da dieta saudável e da realização de exercícios físicos que contribuirão para um melhor controle dos componentes da SM e consequentemente da redução de possíveis eventos cardiovasculares que são responsáveis pelo afastamento precoce de pessoas em sua fase produtiva, do número de óbitos e de gastos nos serviços de saúde especialmente do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: Síndrome Metabólica, Doenças Cardiovasculares, Doença Crônica Não Transmissível.