62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 5. Oceanografia
DISTRIBUIÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA,CARBONO ORGÂNICO TOTAL,NITROGÊNIO E RAZÕES C/N EM SEDIMENTOS MARINHOS EM REGIÕES PORTUÁRIAS DO CEARÁ.
Lucas Buruaem Moreira 1
Sarah Karoline Rodrigues 2
Denis Moledo de Souza Abessa 3
Eunice Costa Machado 2
Letícia Veras Costa-Lotufo 1
1. Instituto de Ciências do Mar - LABOMAR/UFC
2. Centro de Estudos do Mar - CEM/UFPR
3. UNESP São Vicente
INTRODUÇÃO:
A maioria dos portos e terminais está localizada em regiões costeiras, as quais são necessárias a existência de estruturas de quebra-mar, que compromete o balanço, transporte e deposição de sedimentos, sendo necessária a realização de dragagens. Dentre o material que é transportado e depositado nessas áreas, a matéria orgânica é um importante carreador geoquímico, onde contaminantes podem estar a ela associados por diferentes processos. Sobre a sua origem ela pode ser alóctone e/ou autóctone, tendo sua distribuição influenciada por fatores como a profundidade, a hidrodinâmica e a natureza dos sedimentos. O carbono e o nitrogênio são os principais constituintes da matéria orgânica e a análise desses elementos, juntamente com a razão molar C/N são usadas para caracterizar a origem dessa matéria orgânica. No estado do CE a atividade portuária é importante via de desenvolvimento econômico e seus portos (Mucuripe e Terminal do Pecém) possuem estruturas de quebra-mar que possibilitam as operações, no entanto, comprometem os processos hidrodinâmicos de transporte de sedimento. Com isso o objetivo deste estudo é avaliar a distribuição dos teores de matéria orgânica, carbono orgânico e nitrogênio total em sedimentos dessas regiões portuárias para identificação da origem desse material.
METODOLOGIA:
No Porto do Mucuripe, a coleta de sedimentos foi realizada em agosto de 2007 a bordo da B/Pq Prof. Martins Filho (LABOMAR/UFC) em 10 estações (M1, M2, M3, M4, M5, M6, M7, M8, M9 e M10) e no terminal do Pecém a coleta foi feita em de 2008 a bordo da embarcação ACQUAVELA, que presta serviços ao terminal em 5 estações (P1,P2,P3,P4 e P5) com o uso de um pegador de fundo tipo van Veen, sendo determinadas as profundidades de coleta. A determinação do teor de matéria orgânica (MO) foi feita através do método de combustão e gravimetria, já a análise do carbono orgânico total (COT) foi feita com base no método de oxidação e titulação enquanto que a analise do nitrogênio total (N) foi feita por fotometria. Apos a determinação dos teores foram calculadas as razões C/N e a partir dos dados organizados, foi empregado o uso de correlações múltiplas de Pearson na integração sendo consideradas correlacionadas, as variáveis cujos índices estimados foram superiores a |0,4| (quando p<0,05) enquanto aquelas com valores menores foram consideradas não correlacionadas com o propósito facilitar a interpretação e fundamentar as variáveis mais importantes para posterior análise.
RESULTADOS:
No Porto do Mucuripe a media dos teores de MO foi de 6,64±5,66%, sendo o menor valor em M10 (0,13%) e o maior valor em M4 (16,22%), no Pecém a media estimada foi de 12,38±3,34%, com o menor valor em P5(2,49%) e o maior valor em P1 (14,87%). Padrão similar ao de MO foi observado na distribuição dos teores de COT, com valores médios entre 0,77±0,49% na região do Porto Mucuripe com o teor mínimo em M8 (0,16%) e o teor máximo em M2 (1,44%), no Terminal Portuário do Pecém a média dos teores de COT foi de 1,03±0,38%, com o mínimo em P5 (0,51%) e o máximo em P3 (1,39%). No Porto do Mucuripe, teores de N foram detectados em apenas duas estações (0,03 e 0,02 % em M1 e M2, respectivamente) e no Pecém o teor médio foi de 0,42±0,13%, com o mínimo observado em P5 (0,25%) e o máximo em P1 (0,57%). As altas razões C/N encontradas para as amostras do porto do Mucuripe (31,3 e 71,5 para M1 e M2) indicam contribuição alóctone, possivelmente continental na constituição da MO, enquanto que no Pecém as razões ficaram em media entre 2,40±0,26, indicando uma maior estabilidade e influência marinha. A MO apresentou correlação com o COT e N (r=0,93 e 0,47; p<0,05) enquanto que a profundidade esteve correlacionada com a MO, COT e N (r=0,49;0,53 e 0,67; p<0,05) apontando a presença de áreas de deposição.
CONCLUSÃO:
Em ambas as regiões estudadas, os teores de MO observados principalmente em áreas de maior profundidade podem estar associados à maior deposição, corroborada pelas correlações e provavelmente induzidas pela presença dos quebra-mares já que nas áreas fora da influência das estruturas a distribuição ocorreu de forma homogênea. As interpretação das razões C/N e as fortes correlações entre a MO, COT e N, indicam o enriquecimento orgânico dos sedimentos, e com isso, a matéria orgânica gerada e depositada pode estar funcionando como importante carreador geoquímico de contaminantes xenobioticos entre outros compostos orgânicos.
Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP)
Palavras-chave: Matéria orgânica, Sedimentos, Áreas portuárias.