62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
NOVAS MÍDIAS: O BLUETOOTH COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DO EVENTO APERITIVO COM O TEMA MOBILE MARKETING
Larissa Pereira Mayer 1
Cristiane Fátima Fabian 1
Cristina Munarski Jobim Hollerbach 1
1. Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
INTRODUÇÃO:
A comunicação de massa parece ser cada vez menos efetiva. Tentar atingir a maior parte da população não parece ser tão eficiente quanto direcionar a grupos estratégicos de consumidores. Muitos estudos da comunicação mostram que observar as peculiaridades nos grupos favorece a criação de materiais que podem ampliar o acesso ao consumidor. Nesse âmbito, uma novidade que se apresenta com algumas características especiais - rapidez, eficiência e baixo custo - é o Mobile Marketing. Uma das ferramentas do Mobile Marketing é o Bluetooth, que esta presente em dispositivos moveis vendidos no mercado. Este estudo buscou experimentar a utilização do Bluetooth como ferramenta de comunicação. Poder conhecer e aplicar a dinamica da ferramenta, criando e enviando mensagnes, identificando a eficiência, assim podendo verificar e mensurar os resultados. O Bluetooth apresenta uma diferente possibilidade de interagir com o público-alvo de forma rápida e ágil. É uma ferramenta que mostra-se eficiente para informar o consumidor sobre assuntos de seu interesse. Para o futuro da comunicação o presente estudo pode contribuir para compreender as ferramentas que os profissionais de publicidade irão utilizar no cotidiano da profissão e assim utiliza-las da melhor forma.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi aplicado em evento na própria instituição de pesquisa (Centro Universitário Francisacno - UNIFRA) atraves do envio de mesagens para a divulgação, do mesmo, via Bluetooth. Utilizou da pesquisa experimental, qualitativa, para verificar as dificuldades e aplicabilidade do experimento; e quantitativa, para analisar quantos acadêmicos foram atingidos (eficiência) e o resultado (eficácia) do experimento. Ainda com a pesquisa bibliográfica, potencializa os esforços do pesquisador, já que permite mostrar "a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente" (GIL, 1996, p. 50). Para verificar que dificuldades são recorrentes no desenvolvimento e uso do experimento, foi utilizados métodos qualitativos de pesquisa. Foram aplicados questionários aos participantes da ação, para saber quais suas impressões e opiniões acerca do experimento. Para a mensuração quantitativa, foi utilizados os dados que podem ser coletados pelos softwares que fizeram parte do experimento, além de analisar o retorno dado pelos participantes do evento. Para finalizar os estudantes do curso tiveram uma palestra para obter ter maior conhecimento sobre mobile marketing, onde o questionário foi aplicado.
RESULTADOS:
A ação realizada entre os alunos de publicidade da UNIFRA não obteve o sucesso esperado em relação ao envio das mensagens. Apesar da curiosidade de muitos em saber o que iriam receber, ocorreram diversos percalços em função do programa, da antena de pequeno alcance, da falha na conexão da internet. Em função do baixo resultado com êxito, foi feita uma ação nos dias 14 (quarto dia) e 15 (quinta dia), nesses dias com a utilização do programa do notebook que acusava os dispositivos com Bluetooth ativado foi possível saber o número de alunos com o Bluetooth ativado. Foi utilizado o programa para o envio de mensagens de texto, contudo não foi obtido nenhum resultado consistente e o programa indicado por especialista o Bluemark Sender, não disponibilizou nenhum resultado para a conclusão dos testes, pois não se obteve a conexão com a internet no dia utilizado. Com as ações sem sucesso para poder contribuir para a pesquisa foi realizada na palestra um questionário com os alunos presente para perceber quem havia recebido. Também por ser algo em ascensão no mercado, foi questionado se conheciam o mobile marketing antes da palestra, sendo que 31% conheciam e 69% não e se liam informações sobre o assunto, sendo 14% sim e 86% não. No total, foram 29 alunos que contribuíram para o questionário.
CONCLUSÃO:
Encerrado o experimento, o Bluetooth não teve resultados positivos neste projeto. A experiência desenvolvida demonstrou que é necessário que essa nova mídia seja mais explorada e testada. Ao investigar as possíveis razões do baixo resultado da ação com Bluetooth, neste experimento, consideraram-se diversas questões. Nem todos os aparelhos de celular estão prontos para utilizar amplamente essa nova tecnologia e apresentam muitas falhas. Alguns dos aparelhos até tem a ferramenta disponível, mas a forma de recepção das mensagens, a memória do aparelho e outros fatores operacionais dos dispositivos nem sempre são adequados A pesquisa de opinião auxiliou para verificar a importância de incentivar os futuros profissionais de estudarem e estarem conectados com tudo relativo ao consumidor, ao mercado e às mídias para obter o máximo dos recursos disponíveis quando for atingir o consumidor-alvo. Os professores devem, também, estar em constante atualização para mostrar o caminho dos novos recursos aos alunos. O resultado do questionário mostra como alguns não estão informados sobre o assunto e a necessidade da academia estimular os alunos a irem buscar assuntos do seu interesse e estudarem profundamente mais do que o indicado.
Palavras-chave: Novas mídias, Mobile Marketing, , Bluetooth.