62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
EU, SUJEITO DO MUNDO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tâmara Silva de Sousa 1
Renata da Silva Andrade 1
Rejane Pinheiro da Silva 1
1. Centro Educacional Luiz da Câmara Cascudo
INTRODUÇÃO:
Este trabalho relata a experiência de um projeto desenvolvido por professoras na área da Educação Infantil realizado em uma escola do município de Macaíba no Estado do Rio Grande Do Norte, com crianças entre 4 e 5 anos de idade, tendo como objetivo refletir sobre a construção da identidade como processo contínuo que permeia a mente humana desde a mais tenra idade com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, através de propostas lúdicas e do mundo imaginário da criança. Embasado por teorias construtivistas e práticas pedagógicas é que desenvolvemos este projeto para com as crianças, na tentativa de contribuir para a formação de cidadãos que possam se conhecer, interagir, refletir, valorizar e viver em harmonia no grupo social do qual fazem parte.
METODOLOGIA:
O primeiro passo do trabalho foi realizado através do reconhecimento de sua identidade mediante pesquisa direcionada aos familiares sobre a história de seu nome. Feito este levantamento, organizamos uma roda de conversa com as crianças, para a socialização de suas descobertas, e assim, direcionamos as nossas atividades. Logo em seguida, confeccionamos fichas dos seus nomes próprios para identificação e visualização mediante a exposição dos nomes no quadro de pregas. O próximo passo foi o reconhecimento do "eu" através da caixa surpresa, contendo um espelho, onde as crianças sentadas em círculo ficavam extasiadas ao abrirem a caixa e visualizarem sua imagem refletida no espelho e questionadas pelas professoras as crianças respondiam alegres que estavam se vendo. Após a dinâmica, pedimos para que as crianças fizessem seu autorretrato. Na etapa seguinte, trabalhamos com a visualização e identificação das partes do corpo, e assim, traçarmos a silhueta de uma criança para poderem perceber o seu corpo humano, as diferenças e semelhanças entre meninos e meninas, noções de corporeidade através de músicas e atividades motoras desenvolvidas na sala de aula, pátio, espaço verde, brinquedoteca e sala de recursos audiovisuais e exposição de suas produções.
RESULTADOS:
Percebemos um significativo avanço das crianças no decorrer do projeto, através de suas diversas expressões: verbal, motora e cognitivas. Compreendemos também, a importância da nossa responsabilidade como educadora na construção do aprendizado e formação da criança durante este processo.
CONCLUSÃO:
Ao refletirmos sobre esta experiência com o projeto realizado, concluímos que um trabalho aplicado com as crianças de forma lúdica e concreta, torna-se significativo para elas, facilitando o seu aprendizado. A partir dessa experiência, consideramos também que este trabalho pode contribuir para a reflexão dos professores, durante a sua prática, no sentido de propiciar resultados significativos no processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: criança, identidade, educação.