62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS ACERCA DOS EVENTOS ADVERSOS PÓS VACINAÇÃO
Ana Michele Moraes da Silva 1
Idalacy de Carvalho Barreto 2
Maria Larissa Ribeiro de Arruda 2
Ilk Maria Nunes 2
Vilma Costa de Macedo 2
1. universidade de pernambuco
2. universidade federal de pernambuco
INTRODUÇÃO:

O início da década de 70 foi marcado pelo controle de doenças imunopreveníveis no Brasil e por um conjunto de iniciativas direcionadas para o controle de doenças evitáveis por imunização. Concomitantemente, ocorria a nível mundial o Programa de Erradicação da Varíola e a consolidação do conceito de Vigilância Epidemiológica defendido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o sucesso da Campanha de Erradicação da Varíola no Brasil, foi fortalecida a idéia de controle de doenças evitáveis por imunização. (TEMPORÃO, 2003). O estudo da temática torna-se importante para avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre os principais eventos adversos que podem ocorrer ao ser administrado um imunobiológico. Pois só assim informarão corretamente aos usuários sobre o que poderá ocorrer e quais as condutas que devem ser tomadas no caso da ocorrência de eventos adversos após a administração de determinada vacina e para que sejam notificados, como preconiza o Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós Vacinais (BRASIL, 2005).

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, do tipo transversal de abordagem quantitativa. Foi realizado em dezessete Unidades de Saúde da Família do Município de Limoeiro - PE, que é dividido em treze bairros e a população total é de 56.772 habitantes, segundo dados da Prefeitura (LIMOEIRO, 2007). A amostra constou de 15 enfermeiras (88,2% da população) que prestam assistência nas USF no mês de julho de 2007. Não fizeram parte da pesquisa duas enfermeiras, que não puderam participar por motivos particulares. Foi realizado um questionário estruturado  com perguntas fechadas e abertas como instrumento de coleta de dados, para permitir uma análise precisa e uma maior liberdade de expressão aos enfermeiros (as). Os dados obtidos durante a coleta foram analisados de forma quantitativa, pela freqüência absoluta e percentual, e foi feita uma apresentação dos dados em forma de tabelas e/ou gráficos, utilizando-se o "software excel".

RESULTADOS:

O estudo demonstrou que de maneira geral que as enfermeiras das Unidades de Saúde da Família (USF) de Limoeiro demonstraram possuir conhecimento acerca da definição de eventos adversos pós-vacinais, uma vez que onze delas (correspondente a 73,3%) responderam adequadamente, ou seja, de forma completa a definição. Enquanto que, três delas (correspondente a 20%) responderam de forma inadequada, ou seja, de forma incompleta a definição. De acordo com Manual de Vigilância Epidemiológica dos Eventos Adversos Pós-Vacinais (Brasil, 2007), o evento adverso é qualquer ocorrência clínica indesejável em indivíduo que tenha recebido algum imunobiológico, podendo estar relacionados à composição da vacina, técnica de administração, bem como a predisposição do indivíduo vacinado ou apenas associação temporal. Em relação ao conhecimento de evento adverso, percebeu-se que a vacina contra poliomielite foi a que apresentou os  mais baixos percentuais de acertos. Das entrevistadas, apenas 46,6% têm conhecimento sobre o evento adverso da vacina. Por se tratar de uma vacina antiga e que é alvo de campanhas anuais, é preciso que o conhecimento sobre este evento seja satisfatório, mesmo que tenham incidência rara (1 caso para 1,2 milhão de doses).

CONCLUSÃO:

A maioria das entrevistadas descreve de forma correta o que são eventos adversos pós-vacinais. É de extrema importância que o profissional de saúde, principalmente o enfermeiro tenha conhecimento sobre estes eventos, pois cabe aos mesmos orientar com bases técnico-científicas a população quanto aos riscos, no momento da administração da vacina. Ao abordar os eventos da vacina contra a Poliomielite foram obtidos resultados pouco animadores 33,3% e 20% erraram ou não responderam esta questão, respectivamente. Em contrapartida, quando se referiu à sua sintomatologia obtivemos 73% de acerto. O que faz concluir que apesar de ser uma vacina utilizada a muitos anos, amplamente, além de ser alvo de inúmeras campanhas nacionais de vacinação, muitas enfermeiras desconhecem o evento adverso mais comum associado.

Palavras-chave: Imunizaçao, Estratégia Saúde da Família, Eventos Adversos Pós Vacinais.