62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA INCURSÃO PELAS AVENIDAS DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
JOÃO BATISTA DA COSTA JÚNIOR 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:

As práticas discursivas, constituídas por meio da linguagem, têm sido foco de muitas discussões acadêmicas, suscitando considerações relevantes sobre o funcionamento e o caráter que a língua desempenha e/ou exerce nas ações que os locutores e interlocutores mobilizam para mediar as relações humanas. Neste sentido, a linguagem publicitária tem disseminado constantemente um jogo de ideias que apresenta estratégias discursivas de poder, dominação e persuasão de sujeitos, assentando-se nos processos tanto de produção e de distribuição como de consumo textual. Este trabalho, ancorado no aporte teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD), segundo a perspectiva social, esboçada por Fairclough (2008), tem como objetivos identificar as estratégias discursivas do gênero anúncio, evidenciando sua natureza sócio-comunicativa e verificar como o gênero constitui relação de poder nas práticas sócio-discursivas na cidade de Açu, a partir de sua produção, distribuição e consumo. A relevância deste trabalho pauta-se em reflexões sobre a relação que o gênero anúncio mantém com as práticas sócio-discursivas na cidade de Açu/RN, revelando as implicações ideológicas do discurso publicitário.

METODOLOGIA:

A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza qualitativo-interpretativista, assentando-se nos propósitos da Linguística Aplicada conforme Moita Lopes (1996). O corpus foi constituído por meio de anúncios publicitários afixados em panfletos. Os anúncios foram coletados por meio de visitas aos estabelecimentos comerciais de maior movimentação comercial.

RESULTADOS:

Os resultados mostram que o gênero anúncio publicitário apresenta como estratégia discursiva a forte presença da heterogeneidade semiótica, a qual sinaliza que o gênero manifesta-se como um feixe de propósitos comunicativos que se intricam em uma teia que funde os propósitos do gênero e as intenções de seus produtores e consumidores. Em relação ao poder constituído pelo anúncio nas práticas sócio-discursivas, os dados salientam que o anúncio como gênero do domínio publicitário atua sobre os indivíduos de forma a influenciar na mudança de seu comportamento, impondo, nas linhas e entrelinhas, valores, mitos, ideais e outras elaborações simbólicas, utilizando os recursos próprios da língua que lhe serve de veículo, sejam eles fonéticos, léxico-semânticos ou morfossintáticos.

CONCLUSÃO:

Portanto, a pesquisa autoriza-nos a inferir que as implicações ideológicas subjacentes ao discurso publicitário, no emaranhado das relações sociais, caracterizam-se como atividades de linguagem imbuídas de um caráter manipulador, legitimando todo um ato comunicativo intencional que assenta-se na dimensão da linguagem enquanto prática social.

Palavras-chave: Discurso publicitário, Gênero anúncio, Análise Crítica do Discurso.