62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
CARACTERIZAÇÃO DA DIREÇÃO PREDOMINANTE DO VENTO NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO SERIDÓ, SERRA NEGRA DO NORTE-RN
José Avelino da Hora Neto 1
José Augusto da Silva Santana 2
Marviael Ponciano da Silva 1
Heloise Andrielly Nascimento Costa 1
Maraísa Costa Ferreira 1
Hortência Ferreira Dutra 1
1. Acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal - UFRN
2. Prof. Dr. Coordenador do Curso de Engenharia Florestal - UFRN
INTRODUÇÃO:
O conhecimento da direção predominante dos ventos fornece informações importantes em todas as áreas de conhecimento. Podemos enfatizar a proteção florestal, especialmente nos métodos e técnicas de prevenção dos incêndios florestais, como o posicionamento de quebra-ventos, abertura de aceiros e localização das torres de observação. Destaca-se ainda a importância do vento como agente no processo de polinização e nos aspectos ligados à economia de água, dada a sua influência na evapotranspiração. Estudos indicam que a diferença do gradiente da pressão atmosférica gera o deslocamento do ar, dando origem aos ventos. Esse processo também é influenciado pelo movimento de rotação da terra, no entanto a direção predominante do vento variam de acordo com o local, clima, tipo de vegetação, latitude, altitude, estação do ano, taxas pluviométrica. A respeito dos vegetais sabe-se que o vento afeta seu crescimento através da absorção de gás carbônico e efeito mecânico sobre as folhas e ramos, dependendo da espécie a taxa dessas alterações sofrem variações. Diante dessas evidencias é necessário conhecer o comportamento do vento. O objetivo do presente trabalho foi determinar a direção predominante do vento na Estação Ecológica do Seridó (ESEC-Seridó), em Serra Negra do Norte-RN.
METODOLOGIA:
Foram utilizados dados diários da direção e coleta dos ventos no período de Agosto de 1997 a Dezembro de 2004 pela Estação Meteorológica da ESEC-Seridó, cujo suas coordenadas geográficas situa-se a latitude 06º 34' 41" S, longitude 37º 15' 18" W e altitude de 249 m; com características climáticas de seca ao longo do ano, sendo seu inverno chuvoso, temperatura média de 27,5°C e precipitação pluviométrica anual normal de 744,7 mm. As observações foram por meio de um catavento do tipo Wild instalado a 10m de altura; a direção predominantes dos ventos foram caracterizadas através de analises freqüentes em observações diárias.
RESULTADOS:

Os resultados foram obtidos através do método de percentagem, onde foi possível observar alta variabilidade da velocidade do vento ao longo do ano, e nas diferentes estações, no entanto constatou-se que a direção predominante média diária do vento foi de leste (L) com 55,78% das ocorrências, seguida pela direção sudeste com 27,95% dos eventos. Durante os meses de junho, julho e agosto, logo após o inicio do período seco na região, a freqüência da direção predominante do vento é de sudeste, enquanto nos demais meses do ano é de leste, principalmente no trimestre (outubro; novembro e dezembro), quando mais de 69% dos ventos ocorrentes é originário desta direção.

CONCLUSÃO:

Na maior parte do ano há predominância dos ventos provenientes do Leste principalmente no trimestre vigente (outubro; novembro e dezembro), a exceção são para os meses de junho e agosto, período seco na região onde os ventos tendem a esta a Sudeste (SE); período também onde a velocidade média diária diminui. O comportamento da velocidade dos ventos foi muito variável durante esses dois períodos havendo um aumento médio de aproximadamente 50% entre eles.

Palavras-chave: Clima, Direção do vento, Evapotranspiração.