62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
O ACONSELHAMENTO NOS AMBIENTES DE TRABALHO COMO UMA FERRAMENTA PARA A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Cynara Carvalho de Abreu 1
1. Profa. Dra. - Depto. de Psicologia - Univ. Federal do Rio Garnde do Norte/UFRN.
INTRODUÇÃO:
As mudanças organizacionais, principalmente as provenientes das fusões e aquisições, causam impactos no corpo funcional, tais como: percepção do resultado negativo da mudança expressa através do medo de mais trabalho, da necessidade de mudança de hábitos, da falta de comunicação, da incapacidade de alinhar a organização como um todo, além de conflitos interpessoais, estresse, dificuldade de relacionamento entre os pares, subordinados ou chefes, problemas familiares, uso de droga, abuso do álcool, dificuldades financeiras, etc. Não é raro as pessoas procurarem, ou, ao menos, sentirem necessidade de procurar algum tipo de apoio para enfrentar problemas pessoais, grupais ou organizacionais que estejam vivenciando. O Aconselhamento nos ambientes de trabalho se apresenta, portanto, como uma das ferramentas capazes de auxiliar os empregados no enfrentamento de dificuldades, além de ser utilizado de forma preventiva em relação a esses problemas. O estudo ora apresentado buscou compreender de que forma a prática do aconselhamento nos ambientes de trabalho pode auxiliar os funcionários a enfrentarem os sentimentos e dificuldades decorrentes da implantação do processo de mudança organizacional interna.
METODOLOGIA:
A pesquisa realizada foi do tipo exploratória e descritiva, caracterizada como um estudo de caso e realizada numa indústria têxtil localizada na região da grande Natal/RN, com histórico de fusão há mais de cinco anos. Os dados foram coletados através de entrevistas em grupos - focus group - com cinquenta e um supervisores de linha, grupo este que já participava de um programa proposto pela organização cujo objetivo era desenvolver um grupo de líderes capaz de enfrentar entre si e com suas equipes o processo de mudança vivenciado. Assim sendo, a amostra foi intencional, não probabilística e por acessibilidade. Foram formados três grupos com treze participantes e outro grupo com doze. Cada grupo teve um único encontro, realizado nas dependências da própria indústria, com duração média de duas horas cada. Foi utilizado, com anuência dos participantes, um microgravador para registro dos relatos. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo tomando por unidade de registro o tema.
RESULTADOS:
De acordo com a percepção do grupo de supervisores pesquisado, as mudanças organizacionais vivenciadas geraram, por um lado, certo fascínio por constituir uma evidência de garantia da permanência da empresa no mercado, mas, por outro, evidenciou a insegurança, o temor do desemprego, a inadequação ao novo ambiente e aos novos colegas. As ações de desenvolvimento gerencial realizadas por ocasião do processo de fusão empresarial foram reconhecidas como integrantes de um programa de apoio que a empresa almeja. Entretanto, a maior parte dos sujeitos não reconhece essas ações como o apoio desejável para auxiliar ao funcionário a enfrentar dificuldades dentro da organização. Os supervisores entrevistados deixam muito clara a preocupação em poder oferecer aos seus subordinados um tipo de "apoio pessoal". Isto porque julgam que esse tipo de apoio tem retornos positivos e mensuráveis, visto que facilita o relacionamento interpessoal, o desenvolvimento do comprometimento e envolvimento com as atividades, mesmo quando estas ainda se apresentam confusas. Contudo, os sujeitos da pesquisa percebem a necessidade de serem preparados para desenvolver adequadamente as habilidades do que aqui podemos chamar de aconselhamento.
CONCLUSÃO:
A prática do aconselhamento em um ambiente organizacional que passa por significativas mudanças estruturais e de produção pode melhorar a habilidade dos indivíduos de observar, processar dados, identificar problemas individuais e do grupo, desenvolver estratégias de enfrentamento diante das situações adversas e buscar soluções próprias. O estudo desenvolvido sugere que a implantação de um programa de assistência ao empregado, que contemple um espaço no local de trabalho para o aconselhamento - "apoio pessoal" - teria uma boa aceitação por parte dos funcionários da empresa investigada. Outrossim, os resultados do estudo infere, de forma mais ampla, que os impactos que os processos de mudanças organizacionais podem causar nos funcionários de uma empresa podem ser melhor gerenciados e dirimidos caso suas lideranças estejam, treinadas e desenvolvidas, além de outras necessidades pontuais para a sua função e posto, nas habilidades da prática do aconselhamento, como por exemplo: disponibilidade para ouvir o outro, observar o expresso através da linguagem falada, mas também a linguagem corporal, capacidade de gerar um ambiente seguro e de confiança, empatia, capacidade de sintetizar, de intervir, de encaminhar quando preciso, de oferecer suporte e de finalizar.
Palavras-chave: Aconselhamento, Mudança Organizacional, Gestão de pessoas.