62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CONHECER O PERFIL DE SAÚDE DA COMUNIDADE PARA INTERVENÇÕES MAIS EFICAZES.
Wyllyane Rayana Chaves Carvalho 2
Hugo Leonardo Neves Santos 3
Eduardo Santos Lemos Almeida 2
Renatha de Sena Rosa Lago 1
Tereza Medeiros Aureliano 2
Marcelle Cristina da Silva Nava 2
1. Centro Universitário o Maranhão-CEUMA
2. Faculdade Santa Terezinha-CEST
3. Universidade Federal do Maranhão-UFMA
INTRODUÇÃO:

O estado nutricional indica o grau no qual as necessidades fisiológicas de micro e  macronutrientes estão sendo alcançadas, para manutenção da composição e funções adequadas do organismo, resultando no somatório da ingestão e da necessidade de nutrientes.

 Existe uma linha tênue entre a nutrição inadequada, por insuficiência ou por excesso de nutrientes, com o surgimento de doenças infecciosas, carências nutricionais genéricas, doenças e agravos não-transmissíveis, entre uma variedade de patologias que, associadas às conseqüências de ambientes e condições sociais adversas demarcam a prevalência do quadro de doenças e mortes que diferenciam as sociedades.

As alterações do estado nutricional, como a desnutrição e obesidade, relacionam-se a sérias complicações para a saúde e quando surgem na infância e adolescência repercutem em déficits severos no desenvolvimento do indivíduo.

A avaliação do estado nutricional é de suma importância para realização de intervenções  mais eficazes e centradas na melhoria do quadro de saúde.

O estudo tem como objetivo avaliar o estado nutricional de crianças e adolescentes de uma comunidade do interior do Maranhão para atuar na melhora do estado nutricional. O estudo é de cunho indispensável, uma vez que o mesmo segue a diretriz da promoção de saúde.

 

METODOLOGIA:

A aquisição das informações que constaram para elaboração deste projeto deu-se mediante pesquisa bibliográfica, acrescida de leitura dos variados autores que fazem abordagem sobre o tema. Também foi aferido medidas  antropométricas, como peso, altura, circunferências, somados a utilização de gráficos e curvas de crescimento do Cartão da Criança e tabelas que relacionam Peso/Estatura/Idade para avaliação nutricional das crianças e adolescentes.

RESULTADOS:

As pesquisas bibliográficas apontam que a antropometria é utilizada na avaliação nutricional como método para se  acompanhar o crescimento de crianças e adolescentes, identificar o ganho e perda de peso, assim como apontar situações de risco ou de distúrbios nutricionais, estabelecer as necessidades nutricionais individualizadas e auxiliar nas orientações e  monitoramento terapêutico  por meio da obtenção das medidas de altura, peso e circunferências da cintura e quadril,aferição das principais pregas cutâneas, a utilização do  cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), perímetro cefálico e torácico (para crianças menores de 2 anos), somados a utilização de gráficos e curvas de crescimento do Cartão da Criança e tabelas de Peso/Estatura/Idade. A comparação desses dados permite descrever a condição antropométrica do indivíduo e apontar o diagnóstico nutricional, tornando eficaz e necessário a realização dessa atividade nas comunidades que participarem do projeto.

Por meio dos dados antropométricos constatou-se que mais de 40% das crianças avaliadas apresentaram algum déficit no peso ou estatura, e nos adolescentes esse número subiu para maior que 70%.

CONCLUSÃO:

A promoção de saúde nas comunidades é imprescindível, e para tornar-se mais eficaz é necessário  investigações sobre o perfil de qualidade de vida e saúde dos grupos, necessitando portanto de um estudo sobre os variados aspectos de saúde e doença, somando-se a esses aspectos o estudo do estado nutricional de  crianças e adolescentes que permite a  identificação de riscos e complicações que ao serem diagnosticados possibilitam a orientação e monitorização adequados, assim como uma eficácia bem maior nas intervenções de saúde realizadas nas comunidades, minimizando o agravamento de doenças nas fases posteriores, no individuo quando adulto e idoso.                                                                                                 

                                                                                                 

Palavras-chave: Nutrição, Saúde, Avaliação Nutricional.