62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
LOGOS E A FILOSOFIA ARISTOTÉLICA DA CULTURA
André Vinícius Nascimento Araújo 1
Glenn Walter Erickson 2
1. Depto. de Filosofia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Prof. Dr./ Orientador - Depto. de Filosofia - UFRN
INTRODUÇÃO:
A tradição filosófica ocidental nos apresenta uma vasta gama de conceitos. Pensando em termos de "história dos conceitos", logo veremos que muitos destes remetem a Aristóteles, o mais brilhante aluno de Platão. De seu mestre, herda uma estrutura metafísica, que atingirá sua originalidade ao substituir a importância dada às formas matemáticas, pelas categorias lógicas, substituição que desencadeia numa tradição que encontra seu ápice em pensadores como Kant. Só para destacar alguns conceitos, poderíamos citar: razão (logos), imitação (mimesis), substância (ousia), potência (dynamis), atividade (energeia), dentre tantos outros. O presente trabalho visa estudar os desenvolvimentos recentes das idéias aristotélicas de cultura e desenvolver relações entre os conceitos contemporâneos de logos e cultura. Salientando que tamanha é a atuação de Aristóteles, nas mais diversas áreas do conhecimento, que não existe uma literatura que sintetize a importância de sua atuação e inclua o desenvolvimento de seus conceitos no percurso histórico da metafísica.
METODOLOGIA:
A pesquisa, apesar de tratar de conceitos presentes na obra de Aristóteles, não se restringe a leitura e interpretação dos textos do próprio autor, tendo em vista a amplitude de seus escritos e a dificuldade que se esboçaria de uma leitura direta dos mesmos. Então, partindo da proposta do próprio projeto, que seria a de uma "leitura de perto", aplicada primeiramente aos comentários sobre Aristóteles, inicialmente buscou-se familiarizar com a bibliografia da pesquisa, que consiste de alguns dos mais importantes comentadores de Aristóteles. A partir da familiarização com o complexo conceitual de Aristóteles, tornou-se possível o levantamento de outros textos, além dos já catalogados na bibliografia fundamental da pesquisa. Mais especificamente, textos de pensadores contemporâneos que remetem a Aristóteles e que são referências para as próprias idéias metodológicas do projeto, como Heidegger, que traz a idéia de evitar uma metodologia fixa.
RESULTADOS:
O estudo dos conceitos de logos e cultura permitiu, na medida em que vai adentrando no desenvolvimento crítico da filosofia aristotélica, visualizar mais claramente esse percurso conceitual ao longo da tradição do pensamento ocidental. Aristóteles foi um pensador estereotipado pela tradição escolástica e moderna, mas que a partir dos anos 60, passou a ser visto como um pensador que teorizou e praticou uma série de procedimentos racionais, que não são redutíveis à lógica dedutiva. Entre os instrumentos de investigação empregados por Aristóteles poderíamos destacar, por exemplo, a análise da linguagem. Dentro dessa nova perspectiva crítica do pensamento aristotélico, seria interessante também ressaltar, algumas contribuições mais específicas do estudo dos métodos do pensador grego, como, por exemplo, a filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, que em seu "Verdade e Método", remete a "phrónesis" teorizada por Aristóteles, como a forma mais elevada de saber prático. Além de Gadamer, vale destacar Jacques Derrida e Jean François Lyotard, que remetem a "polissemia do ser" na base do pluralismo metodológico e epistemológico de Aristóteles.
CONCLUSÃO:
Em se tratando de estudar o percurso de linhas de pensamento, que ao longo das tradições filosóficas bifurcam, se transformam, rompem, é fundamental uma leitura e compreensão da história dos conceitos. A proposta de desenvolver estudos em torno dos conceitos de logos e cultura, se mostra como uma perspectiva abrangente, uma vez que é um projeto que perpassa toda a filosofia . Muitos são os campos a serem explorados e isso se faz presente na polissemia de temas a serem discutidos no pensamento de Aristóteles e as diversas abordagens que foram feitas por pensadores contemporâneos.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Logos, Cultura, Aristóteles.