62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ESTUDO COMPARATIVO entre a prevalência de HIPÉRTENSÃO E DIABETES auto-referidas COM OS NÍVEIS PRESSÓRICOS E DE GLICOSE em lesados medulares
Deborah Sabrina Macedo Araújo 1
Alexsandro Silva Coura 2
Cibely Freire de Oliveira 1
Mayara Lima Barbosa 1
Ana Paula Andrade Ramos 1
Inacia Sátiro Xavier de França 3
1. Depto. de Enfermagem, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Mestrado em Saúde Pública - UEPB
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Enfermagem - UEPB
INTRODUÇÃO:

A Lesão Medular (LM) configura-se como um importante problema de saúde pública, pois é considerável e crescente o número de acometidos, e são altos os custos que a assistência social e em saúde aos lesados medulares acarreta para o Estado. A pessoa com LM pode apresentar comprometimento músculo-esquelético, metabólico e gastrointestinal. Tais sequelas acabam, na maioria da vezes, gerando hábitos de vida não saudáveis como o sedentarismo, o qual, é fator de risco para algumas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus (DM). O estudo é mister diante da alta incidência das DCNT na atualidade e da carência de estudos que investiguem essas patologias em pessoas com LM. Espera-se que a pesquisa forneça subsídios para o desenvolvimento de ações em saúde que possam diminuir a morbi-mortalidade pelas DCNT em pessoas com deficiência e na sociedade plural. Os objetivos do estudo foram verificar a prevalência de HAS e DM auto-referidas em adultos com LM de Campina Grande-PB, verificar os valores pressóricos e de glicose sanguínea e comparar os dados dos dois métodos de verificação supracitados.

METODOLOGIA:

Foi realizado estudo transversal em 37 Unidades de Saúde da Família (USF) do município campinense no ano de 2009. Foram estudados 33 lesados medulares, os quais, tiveram que satisfazer os seguintes critérios de inclusão: possuir diagnóstico de LM, ser adulto (≥ 18 anos), residir em área com assistência de alguma USF e apresentar função cognitiva normal. Utilizou-se um questionário que foi preenchido pelo pesquisador mediante as respostas dos participantes e dos valores pressóricos e de glicose verificados. Para mensuração da Pressão Arterial (PA) foi utilizado um aparelho manual Bic. Essa verificação ocorreu com o sujeito sentado e considerando como pressão alta os valores: PA diastólica 90 mmHg e/ou PA sistólica 140 mmHg. Foram realizadas três medições sendo considerado como valor final da PA a média das duas últimas. A glicemia capilar foi avaliada por meio de glicosímetro digital (Accu-Chek Active). As medidas foram realizadas na face palmar da falange distal do terceiro dedo da mão direita. A leitura do resultado foi dada classificando como nível de glicose elevado o resultado acima de 100 mg/dl, pois sua realização foi pré-prandial. Os dados foram analisados no programa SPSS (Windows 15.0) e apresentados em tabelas. Foram respeitadas as exigências éticas.

RESULTADOS:

Utilizando-se a estatística descritiva, verificou-se prevalência auto-referida para HAS de 42,4% e para DM de 3%. Considerando a aferição da PA, 60,6% dos participantes encontravam-se com pressão alta. No concernente à verificação da glicemia, 15,1% apresentaram nível de glicose sanguínea elevado. Na comparação da auto-referência com os testes, observou-se que dos sujeitos que não relataram terem sido diagnosticados com HAS, 76,9% apresentaram níveis pressóricos elevados. Já nos que negaram possuir diagnóstico de DM, encontrou-se 80% com valores de glicose acima do normal. Tais dados, que são preocupantes, corroboram com a literatura, pois a hipótese de associação da condição de deficiência com o acometimento por DCNT vem sendo consolidada.

CONCLUSÃO:

Pode-se concluir que a prevalência de HAS e DM auto-referidas são, respectivamente, alta e baixa. No entanto, pode estar havendo considerável subnotificação de casos tendo em vista os elevados valores de pressão e glicose nos indivíduos que desconhecem ser portadores das doença estudadas. Percebe-se que apesar da importância de considerar a auto-referência para estudos populacionais, deve-se ter esmero nas possíveis inferências geradas com tais dados e utilizar, sempre que possível, o diagnóstico clínico e laboratorial. Sugere-se o planejamento de ações educativas na atenção básica que visem tornar mais saudável o estilo de vida das pessoas com deficiência.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Lesões da Medula Espinhal, Diabetes Mellitus , Hipertensão .