62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
POTENCIALIDADES DE OLEAGINOSAS DA AMAZÔNIA PARA UTILIZAÇÃO EM FINS ENERGÉTICOS
Tércio Heitor de Sousa Moreira 1
Leandro Rafael Bastos De Moraes 1
Anderson da Silva de Alcântara 1
Gonçalo Rendeiro 1
1. Faculdade de Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:

No final dos anos 70, com a crise do petróleo, o mundo se voltou para outras formas alternativas de energia. No Brasil, nessa mesma época, traçando a mesma lógica do Pró-Álcool foi dada origem ao Pró-Óleo - Plano de Produção de Óleos Vegetais para Fins Energéticos. Após essa origem muitos foram os estudos desenvolvidos em torno da utilização de óleos como combustível. Nos últimos trinta anos, com o aumento do custo de energias convencionais, vários países buscaram formas alternativas de melhorar sua matriz energética.

Quanto à utilização dos óleos vegetais como geração de energia elétrica podemos observar seu desempenho como combustível tanto em motores diesel quanto em sistemas energéticos em comunidades isoladas. Neste estudo busca-se qualificar as potencialidades energéticas de alguns destes óleos vegetais como combustíveis para geração de energia.

METODOLOGIA:

O presente estudo foi desenvolvido de forma a analisar as sementes das oleaginosas como buriti (Mauritia flexuosa) e dendê (Elaeis guineensis ) mais adequadas à produção de óleos vegetais com potencialidades energéticas. As sementes foram qualificadas utilizando-se análises bibliográficas e dados de pesquisas científicas obtidas nas literaturas. Neste estudo das potencialidades das oleaginosas na Amazônica para utilização em fins energéticos, como produção de energia elétrica, estão identificadas tais sementes amazônicas que detém potencial para obtenção de óleo combustível obtido através de processo convencional de esmagamento. Tal processo se inicia com o cozinhamento, prensagem, filtração e decantação.

 

RESULTADOS:

Dentre as oleaginosas pesquisadas, o rendimento de extração de óleo por quilo de semente para a região Amazônica, utilizando a tecnologia acima descrita é listada a seguir:

O Buriti (Mauritia flexuosa.) produz 0,1 kg de óleo vegetal enquanto o Dendê (Elaeis guineensis)  produz 0.22 kg de óleo vegetal.

CONCLUSÃO:
Pela alta densidade que estas oleaginosas estão presentes em várias regiões da Amazônia, Pode-se concluir que a utilização destas oleaginosas para extração de óleo vegetal torna-se viável técnica e economicamente para atendimento principalmente em comunidades isoladas do setor elétrico que além da geração de energia que este óleo trará a população ali residente.
Palavras-chave: sementes oleaginosas, Óleo vegetal, Potencial energético.