62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 2. Arqueologia - 4. Arqueologia
LAGOA DO PORTINHO (PI): PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA E CADASTRAMENTO DE SÍTIOS
Ana Flávia Sousa Silva 1
Maria Conceição Meneses Soares Lage 2
Jóina Freitas Borges 3
Julimar Quaresma Mendes Junior 4
1. UFPI-CNA-Curso Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre-Graduando
2. UFPI-Departamento de Ciências Naturais e Arqueologia-Profa.Dra/Orientadora
3. UFPI-Departamento de Ciências Naturais e Arqueologia-Profa.Ms./Co-orientadora
4. UFPI-CCHL-Mestrado de Antropologia e Arqueologia-Mestrando
INTRODUÇÃO:

A Lagoa do Portinho está localizada no litoral do estado do Piauí, entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia. Trata-se de um reservatório de água com 5,62 Km², na coordenada 2º 55'43.2'' Sul e 41º 40'30.7'' Oeste. As pesquisas arqueológicas realizadas no Litoral do Piauí revelaram a existência de grande número de sítios. A maioria deles está localizada em ambientes praianos ou próximos a eles, do tipo sobre dunas ou em áreas rodeadas por dunas. Estes ambientes apresentam intensa dinâmica dunar e têm revelado sistematicamente novos pontos com vestígios, indicando a ocupação humana que teve o local no passado, justificando, portanto a necessidade de realização de prospecções sistemáticas em novas áreas do litoral, que apresentem potencialidade para fixação de grupos humanos, como por exemplo, a Lagoa do Portinho. O presente estudo tem a finalidade de prospectar o entorno da referida lagoa, em busca de novas evidências arqueológicas, para ampliar o número de sítios cadastrados e assim, melhor entender a ocupação pré-histórica do litoral. Tendo em vista a continuidade dos trabalhos realizados desde o ano 2000 por pesquisadores do Núcleo de Antropologia Pré-Histórica - NAP e desde 2008 pelo Grupo de Estudos do Litoral Piauiense - GELP.

METODOLOGIA:

O estudo foi dividido em três partes. A primeira, o trabalho de gabinete, constou de uma pesquisa bibliográfica abrangendo a geomorfologia do litoral e o processo de formação do registro arqueológico em uma região de dinâmica dunar intensa. A segunda parte aconteceu no campo, envolvendo prospecção arqueológica sistemática em superfície ao longo de um raio de 500 metros da margem da lagoa em direção às dunas. Com o auxílio de um GPS Etrex, foi possível documentar latitude, longitude e altitude em relação ao nível do mar das áreas dos vestígios arqueológicos encontrados, permitindo o conhecimento seguro das coordenadas geográficas do local e dos limites de abrangência dos sítios. Os vestígios arqueológicos presentes nos sedimentos superficiais da área foram registrados com o levantamento fotográfico digital de diferentes ângulos, buscando documentar também os aspectos geomorfológicos e paisagísticos, utilizando uma máquina digital Kodak. A terceira etapa, novamente em gabinete incluiu atividades de organização de fotos, preenchimento das fichas de cadastro dos sítios junto ao CNSA - IPHAN, e organização das informações obtidas no trabalho de campo, que subsidiarão a redação de artigos e comunicações científicas para futura divulgação dos resultados obtidos na pesquisa.

RESULTADOS:

As atividades de caminhamento de mais ou menos 4.000 metros no entorno da Lagoa do Portinho tiveram inicio nas margens do reservatório, na coordenada 2º 55' 43.2'' Sul e 41º 40' 30.7'' Oeste com altimetria 17m, e possibilitaram a identificação de pontos com vestígios arqueológicos. Estes são constituídos de grandes fragmentos cerâmicos com aspecto variado, desde cacos com pasta fina, a grosseira e porções fragmentadas. Também foram encontrados artefatos líticos lascados e polidos, além de conchas de bivalves. Tais locais foram georreferenciados e fotografados para o registro e cadastramento como sítios. Durante a prospecção arqueológica realizada no entorno da Lagoa do Portinho foram localizadas várias ocorrências que podem ser caracterizadas como sítios, já que a dinâmica dunar tanto evidência quanto recobre constantemente os vestígios. Portanto, o trabalho é contínuo e não poderá ser encerrado apenas com o fim do período programado para realização deste estudo.

CONCLUSÃO:

O presente estudo permitiu à evidenciação e o cadastro de quatro novos sítios na região do litoral piauiense, área de entorno da Lagoa do Portinho, onde ainda não havia nenhuma informação desse tipo de ocorrência. No entanto, novas descobertas deverão ocorrer no local devido à contínua movimentação sedimentológica que contribui para a constante transformação da paisagem. Com isso, os sítios arqueológicos sobre ou entre dunas passam por repetidos processos de encobrimento e desvendamento por sedimentos dunares, que evidenciam e ocultam, ou até mesmo misturam material arqueológico de diferentes camadas ocupacionais. O cadastramento desses novos sítios dunares enriquece as informações sobre o material arqueológico no litoral e aumenta a área de abrangência dos assentamentos humanos nessa localidade. Portanto, abre novas oportunidades para estudos mais completos contribuindo para o entendimento das ocupações litorâneas da região.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Prospecção arqueológica, Cadastramento de sítios, Lagoa do Portinho.