62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
GEOGRAFIA FORA DA SALA DE AULA
Sidnei Felipe da Silva 1
Josivando Félix da silva 1
Lusival Antonio Barcellos 1
1. PROEJA - Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas - CCHSA - UFPB
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata de um estudo embasado no método dialético, haja vista que, desde os primeiros passos procuramos aprender a origem dos significados, suas relações e causas de existências. Sempre considerando o sujeito como um ser social e histórico, procurando também compreender, o desenvolvimento da vida humana nos diversos meios culturais. Conforme Aranha (1986, p. 109) descreve Heráclito, de Éfeso (séc. VI a. C.): a natureza é um perpétuo vir-a-ser, isto é, um constante movimento de transformação. Aqui o que é inaceitável, em pleno século XXI, é que as transformações prejudiquem as sociedades atuais e comprometa a existência das gerações futuras. No que concerne à pesquisa, discutiu-se a necessidade da implementação de novos métodos e metodologias nos projetos relacionados à Educação Ambiental. Através desta pesquisa enxergamos uma possibilidade de contribuir para aperfeiçoar o sistema de ensino das escolas pela metodologia empregada. Dessa maneira Cardoso (1991, p.94) afirma que a implementação de trabalhos de campos e de excursões pode conduzir professores e alunos a abandonar o marasmo que marca o ensino tradicional, ajudando a construção de um saber necessário, com o objetivo de acelerar a implementação da Educação Ambiental em todos os níveis.
METODOLOGIA:
Os métodos utilizados para a execução do presente trabalho foram visitas aos rios da região, dentro de uma abordagem explicativa dos assuntos explanados em sala de aula, em duas escolas públicas municipais, de Mamanguape e Mataraca, localizadas no Litoral Norte da Paraíba. Tais procedimentos se fundamentam através da Pedagogia Freireana, quando afirma que "[...] discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos [...]" (FREIRE, 2003, p. 30). Aqui os projetos apresentados tiveram a participação de 260 alunos. Na primeira visita ao Projeto de Recomposição da Mata Ciliar (PRMC) do Rio Mamanguape, foi mostrado aos discentes à importância da preservação e conservação das matas ciliares do rio. Os estudantes ficaram maravilhados. Na segunda visita a Rede Hidrográfica do Município de Mataraca os estudantes puderam vivenciar os conteúdos programáticos da disciplina de Geografia. O método que utilizamos enquadra-se no contexto de uma educação que se dispõe a informar e sensibilizar e conscientizar os estudantes para a compreensão da Educação Ambiental, bem como, para o seu envolvimento em ações que promovam hábitos sustentáveis do uso dos recursos naturais, além de propiciar reflexões sobre a relação sociedade/natureza.
RESULTADOS:
A iniciativa em preservar e reflorestar as matas ciliares do Rio Mamanguape partiu da Usina Monte Alegre e em parceria com o IPMA - Instituto para a Preservação da Mata Atlântica. A empresa iniciou os projetos relacionados à preservação ambiental, entregando aos estudantes cerca de 300 mudas de vegetação nativa, para que promoveu um grande mutirão de reflorestamento. Percorreram aproximadamente 1000 metros da área do projeto e dessa maneira, perceberam a importância da preservação do maio ambiente in loco. Quanto à aula campo da Rede Hidrográfica do município de Mataraca os resultados também superaram as expectativas. A atividade realizada do conteúdo programático "A importância dos Rios" que faz parte do currículo do 6º ano do Ensino Fundamental II. Instigados pelo professor durante cinco aulas de campo, nesta atividade os estudantes aprenderam a identificar diferentes partes de um rio e sua importância para a sociedade, para alimento, abastecimento e construção. Os rios visitados foram: Taep, Manjericão, Jardim e do Real. Sabendo da necessidade de exemplificar a teoria apresentada em sala de aula e a sua incorporação pelos discentes através das experiências nas aulas de campo, se tornou compreensível e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Ao desenvolver o tema "Educação Ambiental e Hidrografia na escola" juntamente com os estudantes foi verificado um grande interesse por parte da maioria dos discentes. A implementação destes projetos visa contribuir de maneira mais significativa na formação de cidadãos ecologicamente conscientes, e tem revelado grandes avanços na conscientização e participação dos discentes e toda a comunidade escolar. A inserção das aulas de campo no ensino formal, implica numa nova abordagem de ensino, pois é um recurso que dispomos para conscientizar e sensibilizar os indivíduos sobre os graves problemas ambientais enfrentados pela humanidade. Nesse sentido é urgente a implantação de uma educação que contemple as questões sócio-ambientais, para promover mudanças comportamentais individuais e coletivas, com a intenção de formar indivíduos esclarecidos críticos e participantes, sendo ecologicamente corretos e contribuindo diretamente para um mundo melhor. Assim eles poderão exercer de fato a sua cidadania, de tal maneira que contribuam para solucionar os problemas ambientais e para o surgimento de um mundo melhor, com maior igualdade social.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Hidrografia, Preservação.