62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
NÍVEL HABITUAL DE ATIVIDADE FÍSICA E NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL EM UM GRUPO DE USUÁRIAS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Débora Moniky Brito de Araújo 2, 1
Gilmar Mercês de Jesus 2, 1
Rogério Tosta de Almeida 2, 1
Fabiana Leite Araujo 1, 2
Graziele Santana Ferreira 1, 2
1. Universidade Estadual de Feira de Santana
2. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Saúde
INTRODUÇÃO:
Atualmente as questões relacionadas com o corpo estão intimamente ligadas a interferências psicológicas, biológicas e socioculturais (DAMASCENO et al., 2006). Em uma sociedade em que o consumismo tornou-se exacerbado, a proliferação de técnicas de cuidado com os corpos como as dietas, a musculação, os tratamentos estéticos e as cirurgias plásticas, vem ganhando cada dia mais adeptos. A busca pelo corpo ideal, magro ou musculoso, tão potencializado pela mídia, está levando milhares de pessoas a sentirem-se insatisfeitas com sua imagem corporal, a sofrerem discriminação pelo fato de não se encaixarem no padrão de beleza prevalecente, a utilizarem drogas nocivas à saúde, mas também a procurarem academias de ginástica como meio de garantir o corpo desejado (IRIART; CHAVES; ORLEANS, 2009; TAHARA; SCHWARTZ; SILVA, 2003; BITTENCOURT, et al., 2009). O objetivo deste estudo é descrever a associação entre o nível habitual de atividade física e o nível de satisfação com a imagem corporal de usuárias e profissionais de Unidades de Saúde da Família de Feira de Santana, Bahia.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo transversal realizado com um grupo de usuários da Saúde da Família de Feira de Santana, Bahia. Os dados foram coletados em 16 das 23 Unidades de Saúde da Família atendidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A amostra foi composta por 101 mulheres (20 a 59 anos de idade), por método não-probabilístico, de conveniência. As informações foram obtidas através de um questionário estruturado. Variável dependente: Nível de satisfação com a imagem corporal, avaliado com o uso do Body Shape Questionnaire (COOPER et al., 1987), classificado conforme níveis crescentes de preocupação com a imagem corporal em: nenhuma preocupação (≤ 80 pontos), leve preocupação (81-110 pontos), preocupação moderada (111-140 pontos) e preocupação grave (≥ 140 pontos). Variável independente: Nível habitual de atividade física (NHAF), classificado em sedentário, irregularmente ativo, ativo e muito ativo e, posteriormente, reclassificado em baixo ou adequado nível de atividade física habitual. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UEFS, com protocolo de número 135/2009 e os sujeitos participaram mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
RESULTADOS:
A análise foi feita pela estatística descritiva, calculando as Prevalências e as Razões de Prevalência (RP). Utilizou-se o Qui-Quadrado para avaliar a significância estatística, conforme p<0,05. A avaliação do NHAF entre as mulheres pesquisadas revelou que 11,9% são sedentárias; 18,8% são irregularmente ativas; 54,5% são ativas; e 14,9% são muito ativas. Quando as mulheres sedentárias e irregularmente ativas foram agrupadas, observou-se uma taxa de 30,7% de baixo nível de atividade física. A avaliação do nível de satisfação com a imagem corporal revelou 4,9% de mulheres com preocupação grave; 14,7% com preocupação moderada; 23,5% com leve preocupação; e, 56,9% sem nenhuma preocupação com a imagem corporal. Quando as mulheres com grave e moderada preocupação foram agrupadas, notou-se 19,6% de insatisfação com a imagem corporal. O nível de insatisfação com a imagem corporal foi mais prevalente entre as mulheres com baixo nível de atividade física habitual (RP=2,26; IC95%: 1,05-4,87, p=0,037). Esse resultado pode ser devido aos reconhecidos efeitos da prática regular de atividades físicas sobre o humor e a sensação de bem-estar. Ademais, mulheres mais sedentárias podem apresentar excesso de peso, o que as distancia do padrão de magreza imposto pela sociedade.
CONCLUSÃO:
No presente estudo o nível habitual de atividade física se associou de forma estatisticamente significante com o nível de satisfação com imagem corporal, indicando que o baixo nível de atividade física habitual pode ser fator condicionante da insatisfação com a imagem corporal de mulheres.
Palavras-chave: Atividade física, Imagem corporal, Percepção subjetiva.