62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
TDAH: construindo uma possibilidade de Inclusão
Débora Braga Estanislau 1
Joseane Maria Araújo de Medeiros 1
Josefa Veridiana Pereira de Lima 1
Simara Pereira Martorano da Silva 1
Thalita Samara de Lima Silva 1
1. Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão - FACEX
INTRODUÇÃO:
A investigação foi fruto das inquietações vivenciadas no Estágio Supervisionado pelas discentes da graduação em Pedagogia, que se sentiram desafiadas para desenvolver uma ação pedagógica, em uma turma contendo um aluno com os sintomas de Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. O estudo teve como finalidade adquirir conhecimento teórico sobre o TDAH e construir estratégia de trabalho pedagógico com o aluno que possui esse diagnóstico. O referido transtorno pode ser de origem orgânica neurológica, psíquica ou psicológica, no qual o fator hereditário pode contribuir com características básicas, como: desatenção, agitação e impulsividade. Apesar da pouca idade do aluno em estudo (quatro anos), ele já havia vivenciado três escolas e em todas seus pais perceberam um despreparo dos profissionais, como também algumas resistências de alguns familiares em aceitar a convivência de seus filhos na mesma sala, em decorrência dos conflitos sociais, na promoção de prejuízo de conteúdo e de receios quanto ao exemplo de conduta. A disfunção de comportamento percebível no aluno exigiu, da professora e das estagiárias em atividade docente, intervenções diferenciadas para atender as especificidades do mesmo, que apresentava um nível de atividade motora excessiva e crônica de déficit de atenção e falta de autocontrole, comprometendo a sua aprendizagem.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da investigação se optou pelo Estudo de Caso, visando atender a necessidade de promover a reflexão e a intervenção pedagógica na aprendizagem do aluno. Ele ocorreu na Educação Infantil de uma escola privada situada na cidade Natal/RN, durante o ano de dois mil e nove. As crianças da turma possuíam em torno de quatro anos juntamente com o aluno em estudo. A referida criança tinha laudo médico e era acompanhada por neurologista, psiquiatra e psicóloga. O caso foi estudado com base nas entrevistas realizadas com alguns desses profissionais, pais e professora. A observação in loco e o estudo bibliográfico também foram fundamentais na promoção da reflexão acerca da problemática.
RESULTADOS:
A investigação e as ações práticas oriundas das reflexões sobre nosso objeto de estudo, proporcionaram a percepção da importância da Literatura Infantil no processo de intervenção pedagógica com a criança com TDAH. A invocação da história através de frase ou música seduzia nosso aluno pesquisado a viver as aventuras imaginárias que a narrativa propõe. Momento esse, que permitia ele estabelecer vínculos afetivos com os adultos e colegas e proporcionar um diálogo favorável as aprendizagens necessárias para o seu desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo.
CONCLUSÃO:
O jogo simbólico proposto na narrativa da Literatura Infantil desencadeia no leitor prazer e conhecimento ao se identificar, experimentar ações imaginárias e constituir a catarse em situações ficcionais que na vida real não comporta a realização. A criança em estudo, em decorrência dos sintomas do TDAH, experimenta angustia que envolve a não compreensão da sua aceitação no grupo social. Porém, em momento do jogo lúdico com a linguagem ficcional da narrativa, ele ficava de posse de seu papel, identificando com o personagem numa ação individual, que ao mesmo tempo lhe permitia interagir com os colegas em uma atividade coletiva e possibilitava expandir suas energias psíquicas para o campo do imaginário. Portanto, podemos confirmar nesse estudo que a Literatura Infantil é muito importante no trabalho pedagógico por vários aspectos, em especial no caso de aluno com o diagnóstico de TDAH, visto que a contação de história naturalmente desperta a atenção da criança, promove a sua aprendizagem cognitiva e emocional e permite a sua inclusão social.
Palavras-chave: TDAH, Literatura , Inclusão.