62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
PROJETO EMPREENDER: VETOR DE CAPACITAÇÃO E CATALIZADOR DO FORTALECIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA CIDADE DO NATAL?
Marcelo Rique Carício 1
Cristiane Catarino de Morais Galle 2
1. Depto. de Ciências Administrativas - UFRN
2. Curso de Administração - UFRN
INTRODUÇÃO:

O fortalecimento das micro e pequenas empresas é um desafio que para ser superado exige do empreendedor, muitas vezes o único gestor do empreendimento, um esforço contínuo de capacitação. O Projeto Empreender, uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa e as Associações Comerciais dos Estados, oferece em todo o território nacional, capacitação para os empresários e seus funcionários. Instalado no Rio Grande do Norte desde 2002 e contando com 54 núcleos setoriais, que representam 27 segmentos da economia estadual, tem atendido aproximadamente 800 empresários. O objetivo principal deste trabalho de pesquisa foi analisar se o Projeto Empreender contribuiu com a redução da mortalidade de micro e pequenas empresas na cidade do Natal. A partir de uma análise sobre o funcionamento do projeto, na perspectiva de seus participantes, propõem-se algumas melhorias.

METODOLOGIA:
Caracterizada como uma pesquisa exploratória descritiva a população da pesquisa foi composta por 104 empresas participantes ds núcleos do Projeto Empreender na cidade do Natal. Os dados primários foram obtidos através da aplicação de questionários junto aos empresários participantes do projeto. O mesmo foi composto por 21 questões fechadas e 4 abertas. Os dados secundários foram coletados junto ao SEBRAE e ao IBGE.
RESULTADOS:

Sob a perspectivas dos empresários, a contribuição do Projeto Empreender no combate a mortalidade empresarial, é relevante e positiva e o mesmo cumpre papel de promotor de pequenos negócios.Mesmo não sendo o associativismo o foco desse estudo, é importante mencioná-lo como uma temática que se destacou ao longo deste trabalho. Infiltrado em todas as atividades do Projeto o associativismo influencia na criação de uma nova visão de mundo e de mercado, representando uma quebra de paradigma no que diz respeito a relação entre os empresários concorrentes, favorecendo a capacitação através do aprendizado coletivo e das iniciativas conjuntas que buscam de solucionar os problemas comuns à todos. O desenvolvimento pessoal e gerencial se destacou entre os pontos que os participantes consideraram positivos. A relevância do projeto também pode ser observada no que diz respeito à expansão dos negócios, com a maioria dos empresários participantes atestando o incremento no faturamento, na participação de mercado, no portifólio e na qualidade dos produtos e serviços e no aumento do poder de barganha junto aos fornecedores. Apesar da pesquisa ter abrangido apenas os núcleos da cidade do Natal, ficou envidenciada a consistência dos dados coletados localmente quando confrontados aos obtidos na pesquisa nacional.

CONCLUSÃO:

Em relação ao objetivo geral do presente projeto de pesquisa, pode-se afirmar que a atuação do Projeto Empreender na redução da mortalidade de micro e pequenas empresas é positiva, embora não se possa afirmar que a continuidade das empresas participantes do programa seja atribuída exclusivamente ao mesmo. O fato das empresas terem vislumbrado resultados satisfatórios em diversos aspectos, também não quer dizer que eses sejam consequência exclusiva do treinamento oferecido, mas conforme os dados levantados junto aos empresários participantes, a contribuição do Projeto Empreender é significativa. No que concerne à melhorias ao Projeto, algumas sugestões foram feitas pelos nucleados e julgadas pertinentes pelos pesquisadores. Maior adequação dos cursos e palestras às particularidades de cada núcleo. Promoção mais efetiva no sentido de ampliar o número de participantes. Conscientizar os participantes em busca de um maior envolvimento. Coletar dados mais detalhados sobre o funcionamento da empresa no momento de seu ingresso, para permitir a periódica avaliação da sua evolução. Finalmente, o acesso ao conhecimento e a troca de experiências entre as empresas despertam nos participantes uma reflexão sobre a necessidade de estar atento as novas formas de agir e pensar refletindo diretamente na maneira como os empreendedores gerenciam os seus negócios.

Palavras-chave: Projeto Empreender, Mortalidade na Micro e Pequena Empresa, Cidade do Natal.