62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
INCLUSÃO DIGITAL: CLICANDO CIDADANA  COM JOVENS E ADULTOS DA COMUNIDADE DE OLINDA
Flávia Maria dos Santos Vieira 1
Fabíola Silva de Melo 1
Andréa Patrocínio de Oliveira Lira 1
1. 1. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMUNICAÇÃO E IDIOMAS- SEDO
INTRODUÇÃO:

Na sociedade atual no qual estamos inseridos, aprender informática torna-se necessário aos cidadãos, pois as TIC´s ( Tecnologia de Informação e Comunicação podem contribuir de forma bastante significativa no que diz respeito aos problemas sociais e econômicos, através das alternativas tecnológicas, aliadas a rede que interliga os computadores diminuindo dificuldades outroras existentes. Segundo Moran (2008), a Internet, as redes, o celular, a multimídia estão revolucionando nossa vida no cotidiano. As tecnologias nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de antes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propiciar aprendizagem que permita que os sujeitos melhorem suas condições de vida e se qualifiquem profissionalmente tornando-o participativo dentro da comunidade.

METODOLOGIA:

Participaram deste estudo, 30 sujeitos que freqüentaram o NTECI (Núcleo de Tecnologia Educacional Comunicação e Idiomas) que  oferece seis  turmas de curso de informática distribuídas em três turnos com duração de 2h diária para comunidade local com carga horária de 80hs, usando como didática o aprender fazendo, contextualizando os conteúdos de informática à área de atuação profissional. Primeiro, os cursistas recebem informações básicas na área de informática como princípio de processamento e organização de dados, e acessam editores de texto para formatação e diagramação de atividades  relacionadas a cidadania. A segunda parte do curso, refere-se a história e o usufruto dos mais variados serviços prestados via Internet  e realização de um curso a distância sobre aprender a empreender.  No terceiro módulo, acesso a edição de imagens e produção de apresentações usando os recursos de texto, imagem, som e animação.

RESULTADOS:

Através das atividades realizadas no laboratório de informática com editor de texto, os alunos adquiriram autonomia e confiança nas digitações dos exercícios. No acesso a internet, descobriram a informação imediata na hora que lhe convém, sem intermediários e um excelente recurso de comunicação e busca de informações diversas com solução ao alcance da própria mão. Quanto a edição de imagem desenvolveram habilidades e competências tanto individuais quanto coletivas e promoveram criatividade na execução das tarefas.

CONCLUSÃO:

Os resultados mostram que é possível de forma dinâmica e significativa a inclusão digital com jovens e adultos envolvendo  os participantes na utilização  das tecnologias para resolver problemas de sua vida e de seu contexto. Os jovens desenvolveram o olhar crítico, a técnica de observação e ficaram mais estimulados para estudar, fazer cursos a distância e se comunicar, conseqüentemente concorrerem a uma vaga no mercado de trabalho. O núcleo de tecnologia se preocupa em cumprir como missão social a promoção dos jovens no mercado de trabalho de forma a garantir o conhecimento necessário no domínio tecnológico. Portanto, a inclusão do indivíduo no mundo digital é de suma importância para o processo de reconhecimento da cidadania.

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Olinda
Palavras-chave: Informação, Comunicação, Tecnologia.