62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
FACULDADE ABERTA A PESSOA IDOSA: A MATEMÁTICA UTILIZADA PARA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO,SAÚDE E CULTURA
Jaqueline Maria de França 1, 2
Marcelo Leonardo Leôncio da Silva 1, 2
Gabriel Faustino da Silva 2, 4
Euler Florêncio de Freitas Giles 3, 2
Dárcio Borges da Silva Júnior 3, 2
1. Universidade Federal de Pernambuco
2. Fundação de Ensino Superior de Olinda
3. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu
4. Universidade Federal de Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento populacional ocasiona uma intensa necessidade de criação de alternativas de promoção do envelhecimento saudável e da preocupação com o atendimento da população idosa nas áreas social, médica e educacional. Na atualidade, a Gerontologia indica que a manutenção da funcionalidade e a adaptação dos idosos dão condições para uma acentuada melhora na qualidade de vida tanto pela sua integração social e como pela maior sobrevida. Assim, por meio da promoção de novas aprendizagens, sejam de modo formal ou informal, a educação é um importante recurso para garantir aos participantes uma velhice bem-sucedida. A discussão de possíveis soluções para problemas matemáticos propostos, com o uso de Tangran, Torre de Hanói e de Lógica, foi utilizada para a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos que podem ser adotados em diversas situações da vida moderna. Diante do exposto, a presente proposta buscou fornecer aos idosos subsídios para que o mesmo possa construir diversas maneiras, a partir de sua realidade, para um envelhecimento saudável e ativo em diversos contextos da vida social.
METODOLOGIA:
É um estudo observacional e descritivo exploratório, que foi desenvolvido junto a idosos participantes de uma Faculdade Aberta à Pessoa Idosa em Pernambuco. A abordagem realizada durante os encontros semanais, com duração de 02 horas, no período de 15 semanas, tinha como conteúdo a socialização do idoso através do conhecimento sobre educação, matemática, saúde e cultura. Utilizou-se de problemas em que ocorreu o emprego de materiais como o Tangran(composição de figuras), a Torre de Hanói (indução matemática e princípio de contagem) e ainda alguns problemas de Lógica (relações matemáticas). A apresentação do conteúdo foi realizada através de aulas teóricas expositivas, vídeo-debate e dinâmica em grupo. O grupo era formado por 6 homens e 37 mulheres.
RESULTADOS:
As atividades englobavam vários temas, entre eles, problemas matemáticos, educação em saúde, lazer e cultura, direitos e deveres, estimulação da memória. Estes eram trazidos de diversas formas desde a discussão em sala até pesquisa na internet. A utilização de atividade matemática auxiliou na estimulação cognitiva e pôde ser abordada de maneira recreativa e/ou terapêutica na prevenção e manutenção de uma boa memória para o idoso. Dessa forma, foram proporcionados conhecimentos sobre o processo do envelhecimento, no âmbito sócio-político-cultural e da saúde. Ao final do curso, realizou-se um questionário para avaliar a contribuição do curso na vida de cada participante. Como resultado da avaliação, obtivemos que mais de 80% dos idosos tiveram um melhor desempenho cognitivo, uma melhora no que se refere a integração, familiar além da satisfação dos mesmos em participar ativamente das atividades na aquisição de novos conhecimentos.
CONCLUSÃO:
Diante da avaliação efetuada durante os encontros, percebemos que a educação continuada oferecida pela instituição de ensino superior socializando conhecimentos através da pesquisa e extensão é um importante espaço na vida das pessoas idosas, alunos de graduação e pós-graduação. Nessa perspectiva, a abordagem por meio de atividades propostas em forma de problemas, apresenta grande importância no que se refere a integração, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo do público dessa faixa etária.
Palavras-chave: Envelhecimento, Matemática, Memória.