62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE À SAÚDE DA MULHER NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR. CHICO COSTA.
Érika Jordânia de Melo Gurgel Barros 1
Isabella Braz de Almeida 1
Ylana Lays Menezes da Silva 1
Thea Luana Fernandes Morais 1
1. Universidade Potiguar - UNP- Campus Mossoró- RN
INTRODUÇÃO:
No início do século XX a saúde da mulher se restringia a maternidade, gravidez e parto, numa perspectiva reducionista e biológica, uma imposição sócio- cultural que interfere no quadro saúde/doença da mulher. Os movimentos feministas trouxeram conquistas, qualidade de vida, igualdade de direitos e cidadania. A proposta da pesquisa contempla a realidade vivenciada de algumas mulheres que utilizam os serviços assistenciais prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a população da cidade de Mossoró-RN, e busca confrontar as práticas do serviço com a teoria idealizada pelo Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM). Uma abordagem desse nível torna-se pertinente, pois ampliam o conhecimento dos ciclos de vida da mulher, as implicações da saúde pública, as vulnerabilidades e a perspectiva de resolutividade da problemática apresentada, tendo como referência à consulta de enfermagem e abordagens teóricas a respeito do processo saúde/doença da mulher, como também, a opinião dos usuários e da enfermagem frente a esta problemática.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de iniciação científica qualitativa, descritiva e exploratória realizada na Unidade Básica de Saúde Dr. Chico Costa no Bairro Santo Antonio S/N, Cidade Mossoró/RN, visando compreender a articulação ampliada entre a teoria metodológica com a prática no serviço, identificando se a assistência realizada à saúde da mulher condiz com as diretrizes preconizadas pelo PAISM, os pontos de vulnerabilidades, intervenção e transformação. Utilizou-se como método de pesquisa, questionários e entrevistas as clientes e enfermeiro responsável pelo setor, bem como foi possível visualizar os parâmetros assistenciais de acordo com a assistência pela enfermagem no Programa Saúde da Família (PSF). Compreendendo as políticas públicas direcionadas pela atenção a saúde da mulher e a partir das entrevistas realizadas de captação da realidade foi possível construir conceitos e críticas no intuito de aprofundar os conhecimentos entre a prática na UBS com o referencial teórico do PAISM e os programas ministeriais, onde este ofereceu a compreensão, articulação e intervenções das ações de enfermagem.
RESULTADOS:
Possibilitou-se a construção de conceitos e críticas para aprofundar os conhecimentos à saúde da mulher repensando a construção de sujeitos envolvidos na transformação social para intervir de forma humanizada, individual e integral. As atividades encontradas destinadas à saúde da mulher foram: planejamento familiar, pré-natal, hiper-dia, saúde bucal, acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento da Criança, Programa Nacional de Imunização, bem como a prevenção aos cânceres ginecológicos e mamários. De acordo com o PAISM as diretrizes de atenção à saúde da mulher direcionam a concepção de gênero, a integralidade, e a promoção da saúde como princípio norteadores na busca dos direitos sexuais. Os programas ministeriais se realizam por meio da atenção à saúde da Mulher nos seguintes aspectos: planejamento familiar, melhoria da atenção obstétrica, prevenção e tratamento das DSTs, doenças crônicas e câncer ginecológico. Nesse sentido, o programa visualizado na UBS é realizado de acordo com as normas exigidas pelo SUS. Percebeu-se recursos humanos e materiais insuficientes para prestação de serviços, uma fragmentação da usuária, tornando vulnerável a integralidade do serviço, de acordo com o PAISM, se faz necessário ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher.
CONCLUSÃO:
Concluímos que o serviço não tem passado de um atendimento hegemônico centrado na doença e não no individuo, que as políticas de saúde acabam por limitar a assistência dicotomizando as usuárias em partes a serem assistidas. Faz-se necessário potencializar as subjetividades dos laços entre a população e os profissionais de saúde, através de uma educação permanente em saúde, valorizar o profissional através de cursos de capacitação, estímulo do empoderamento comunitário, sair da prescrição e estimular a convivência aumentando o aconselhamento e o auxilio. A partir da pesquisa constatamos que na saúde da mulher os programas são oferecidos por partes o que acaba fragmentando a assistência e a mulher em seus ciclos de vida. Uma reflexão da assistência do profissional enquanto agente modificador da realidade é de suma importância, pois a partir daí é possível propor maior integralidade e resolutividade do atendimento à saúde da mulher.
Instituição de Fomento: Universidade Potiguar- UNP-Campus Mossoró-RN
Palavras-chave: Assistência de Enfermagem, Saúde da Mulher, PAISM.