62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 6. Serviço Social do Trabalho
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLETINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
Ferdinando Santos de Melo 2, 1
1. Professor e Coord. Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Salvador
2. Tutor presencial e a distância do Curso de Serviço Social da FTC-EAD
INTRODUÇÃO:

Desde a década de 1980 com o movimento de reconceituação do Serviço Social e o processo de renovação crítica da profissão, o debate sobre a formação profissional envolve parte significativa das atenções de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social pelo Brasil. Tal preocupação se relaciona com aspectos que vão além do debate da própria profissão: trata-se de considerar o conjunto dos processos que envolvem a educação no país. Uma constatação é inevitável: o Serviço Social vem vivendo, nos últimos anos, um processo que lhe é relativamente novo: a proliferação de escolas e faculdades, em sua maioria particulares ou na modalidade de graduação à distância. Nessa perspectiva, esse trabalho busca analisar a formação profissional em Serviço Social ministrado via Educação a Distância a partir do discurso dos graduandos, docentes, tutores e do Conselho Regional de Classe, observando as incidências entre a percepção desses atores e as normativas que regem a formação do Assistente Social. Nesse contexto, o desenvolvimento deste estudo propiciou um aprofundamento de reflexões historicamente demarcadas na dinâmica evolutiva do currículo do Curso de Serviço Social, na busca de se não responder, pelo menos elencar inquietações e questionamentos advindos da formação prática em Serviço Social.

METODOLOGIA:

Quanto ao método escolhido, faz-se necessário frisar que estudar a formação profissional, materializada na educação a distância, pressupõe uma visão multirreferencial e complexa dos fenômenos sociológicos e uma cumplicidade compreensiva no estudo com os sujeitos da pesquisa. Neste sentido, considera-se aqui a etnopesquisa crítica como uma opção de método pertinente e relevante. No campo empírico, esta pesquisa se debruçou em duas Unidades Pedagógicas da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EAD, onde foram entrevistados 40 alunos, 2 docentes de formação específica em Serviço Social e 2 tutores, estes últimos transitando por toda a matriz curricular do Curso e promovendo a mediação pedagógica efetiva do processo de aprendizagem junto aos graduandos. Já no CRESS-BA, foi entrevistada a presidente do Conselho Regional de Classe. Portanto, para alcançar as respostas das proposições de pesquisa, foram utilizados ao longo da itinerância de estudo os seguintes métodos: a entrevista semi-estruturada, a análise de documentos e a revisão de literatura, por considerá-los fundamentais para construção do conhecimento. No tocante ao processo de análise, foi utilizada a análise de conteúdo, embasada numa hermenêutica histórico-crítica condizente com as bases das metodologias qualitativas.

RESULTADOS:

Na análise dos resultados, optou-se aqui por desenvolver uma análise individualizada das falas dos atores e em seguida uma interlocução entre os principais pontos de convergência e divergência no que concerne especificamente à formação profissional do Assistente Social via EAD, estabelecendo as principais categorias das representações sociais expressas. O panorama oriundo da fala dos graduandos, ao serem indagados sobre as diversas questões  foi o seguinte:  De que forma está sendo viabilizada a formação profissional face ao novo perfil exigido pela sociedade? 85% responderam que atualmente há um processo de proliferação de cursos de graduação em Serviço Social no país, sem o devido acompanhamento e fiscalização da qualidade pelos órgãos competentes; ao serem indagados sobre como a Faculdade de Tecnologia e Ciências, como espaço institucional no qual se efetiva a formação profissional do assistente social, oferece condições objetivas para o desenvolvimento da proposta das novas diretrizes curriculares, 90% dos bacharelandos responderam que há um processo de aligeiramento, precariedade de componentes curriculares específicos sobre a formação profissional e problemas na infraestrutura acadêmico-pedagógica; Quando perguntados como eles, futuros assistentes sociais inseridos no mercado de trabalho, estão atentos para a necessidade de investimento num processo de educação contínua, 65% pontuaram a necessidade de atualização permanente, inclusive em nível de pós-graduação, como forma de romper e superar os preconceitos e barreiras impostas pela sociedade, mercado de trabalho e pelo próprio Conselho de Classe, que tem uma postura conservadora quanto à existência e reconhecimento social de curso de graduação a distância na área. No tocante aos demais agentes entrevistados, verificou-se que os docentes e tutores apresentam uma posição favorável à ampliação da oferta de vagas na graduação a distância, como forma de universalização do ensino superior e acreditam que não há comprometimento na formação dos Assistentes Sociais nessa modalidade. Já a entrevistada do Conselho de Classe, mantém postura enfática em defesa de uma formação sólida e densa, na graduação presencial.

CONCLUSÃO:

Os resultados da pesquisa, nos escopos teórico e empírico, sinalizam que o processo de formação profissional em Serviço Social, nos últimos anos, tem enriquecido seu arcabouço teórico haja vista a interlocução com os diferentes campos de conhecimento, bem como a contribuição de referenciais analíticos convencionais ao Serviço Social. A formação profissional do aluno de Serviço Social tem como marco o seu ingresso no curso e vai sendo construída no decorrer de sua prática profissional enquanto assistente social, sendo solidificada quando o profissional se sente membro efetivo da categoria, refletindo sobre sua prática, compromisso social e significado sócio-histórico da profissão. Essas prerrogativas estabelecem um perfil do formando, com competências e habilidades a serem adquiridas no processo de formação, coerentes com as novas demandas, ou seja, um profissional investigativo, propositivo e interventivo nas expressões da questão social, capaz de promover o exercício da cidadania e a inclusão dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais. Verificou-se também, por meio do produto das entrevistas, considerando as devidas nuances, que a nova perspectiva curricular, seja ela ministrada presencialmente ou a distância, pressupõe superar metodologias tradicionais, desenvolvendo um o curso mais crítico para atender às novas questões que são apresentadas à formação profissional e à futura atuação dos assistentes sociais nos diversos espaços ocupacionais.

 

Palavras-chave: Formação profissional, Serviço Social, Educação a distância.