62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ESTUDO DA SOLUBILIZAÇÃO DA BORRA DE PETRÓLEO EM FUNÇÃO DO PERCENTUAL DE C/T
Flavia Freitas Viana 1, 3
Alex Matheus Ferreira de Macedo 1, 3
Afonso Avelino Dantas Neto 2, 4
Cátia Guaraciara Fernandes Teixeira Rossi 1, 4
Tereza Neuma Castro Dantas 1, 4
1. Departamento de Química-UFRN
2. Departamento de Engenharia Química-UFRN
3. IC
4. PQ
INTRODUÇÃO:
Os sistemas microemulsionados são bastante aplicados em diversas áreas da indústria, por serem termodinamicamente estáveis, de fácil preparo, espontâneo, transparente, de baixa viscosidade e por facilitarem a solubilização de diversos compostos. Precisa-se cada vez mais desenvolver tecnologias e métodos que facilitem a remoção, o armazenamento e o transporte do petróleo, atuando da produção até o consumidor, suas propriedades são importantes para contribuir na solução desta problemática. Portanto, sistemas microemulsionados (SME) é uma alternativa eficaz na solubilização da borra de petróleo. Em vista disso, este trabalho objetiva estudar a influência da concentração de tensoativo (T) e cotensoativo (C) utilizados nos SME na solubilização da borra de petróleo em temperaturas variadas.
METODOLOGIA:
O procedimento utilizado para se obter a região de microemulsão, bem como as demais regiões de Winsor no diagrama pseudoternário, para o sistema estudado, baseou-se no método que envolve a determinação dos pontos de solubilidade máximas da matéria ativa C/T nas fases aquosa (FA) e oleosa (FO), por meio de titulações mássicas. Em paralelo, obteve-se a curva analítica da borra de petróleo, onde pesou-se a borra e solubilizou-se com as microemulsões escolhidas, sob agitação no tempo de 30 minutos, em proporção de 1:4, com temperatura de 25°C, após esta etapa, houve a filtração e lavagem com água destilada do resíduo de borra que não solubilizou, em seguida colocou-se este resíduo para secar e depois pesou-se. Após a pesagem, solubilizou-se novamente o resíduo com as mesmas microemulsões, só que desta vez, utilizando uma temperatura de 40°C. Foi repetido o mesmo procedimento de filtragem, lavagem e secagem do resíduo que não foi solubilizado. Pegou-se o resíduo e lavou-se com xileno para determinar a concentração do diluído através da técnica de UV/Visível. O mesmo procedimento foi realizado nas temperaturas de 60°C e 70°C. No resíduo final não solubilizado foi realizado um teste de Fluorescência de raios-X para obter-se a sua constituição.
RESULTADOS:
O SME obtido apresentou os seguintes constituintes: untl (T), butanol (C), querosene (FO) e água (FA) de razão C/T 0,5. Neste sistema foram selecionados dois pontos ricos em FA na região de microemulsão (ME) apresentando as seguintes concentrações: 15%C/T, 5%Fo, 80%Fa (ponto I) e 25%C/T, 5%Fo, 70%Fa (ponto II). Com a escolha destes pontos foi realizado o estudo de solubilização da borra de petróleo por ME, nas temperaturas de 25, 40, 60 e 70°C. No ponto I com a temperatura de 25°C a eficiência de solubilização da borra foi de 64,32% e nas outras temperaturas de 40, 60 e 70°C ampliaram a solubilização do resíduo em 9,91; 3,2 e 2,12 %, respectivamente. Já no ponto II a 25°C a eficiência de solubilização foi de 84,44% e nas outras temperaturas de 40, 60 e 70°C as eficiências de solubilização foram de 0,95; 0,29 e 0,86%, respectivamente. O ponto II apresentou melhor resultado inicial, verificando a importância da concentração de C/T ser maior. À medida que se passava continuamente o SME a outras temperaturas verificava-se uma pequena contribuição na solubilização, como o resíduo é rico em ferro, cada vez mais aumentava a concentração desse metal no resíduo, facilitando o seu isolamento. Através da técnica de fluorescência de raios-X comprovou-se que no resíduo existia ferro e enxofre.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que os sistemas microemulsionados são eficientes na solubilização de borra de petróleo, apresentando nos pontos I e II uma eficiência total de 79,55 e 86,54%, respectivamente. Portanto, o sistema II contendo 25% de C/T, foi escolhido por apresentar melhor eficiência de solubilização.
Instituição de Fomento: Petrobras
Palavras-chave: Sistemas microemulsionados, borra de petróleo, solubilização.