62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
A GÍRIA JUVENIL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: A TRIBO E A ALDEIA.
Ana Paula Ribeiro Câmara 1
María Luisa Ortíz Álvarez 1
1. Universidade de Brasília - Instituto de Letras
INTRODUÇÃO:
De acordo com Ortiz (2007), a gíria diz respeito a um conjunto de vocábulos e expressões, características de certos grupos sócio-profissionais e classes sociais, a que se recorre  quando a linguagem corrente não consegue dar resposta a certas necessidades da comunicação, ou quando se deseja manter alguma coisa em segredo dentro de um grupo restrito de pessoas. Em geral a gíria se utiliza para lograr a comunicação entre indivíduos que realizam atividades em comum, com o objetivo de evitar que a mensagem possa ser captada por outras pessoas alheias ao grupo. Portanto, existem tantas gírias quantos forem os grupos que as utilizam: gírias dos jovens, dos jornalistas, dos médicos, dos policiais, dos marginais, dos aeronautas, dos engenheiros, etc. Muitas vezes a gíria se identifica com o comportamento dos grupos mais agressivos, por exemplo, os jovens, marcados pela insatisfação, rebeldia e pelo espírito de irreverência para marcar a sua oposição e hostilidade com relação a comportamentos padronizados. Assim, em toda parte, a juventude constrói formas próprias de existência, de comunicar-se entre si e com os outros, de forma mais dinâmica e explosiva. A proliferação desses estilos mostra que os jovens formam um segmento dentro da sociedade e lutam pela busca de auto-afirmação. A gíria que tentamos pesquisar é aquela que as tribos, especificamente os universitários, criam para se relacionar dentro do seu meio restrito, com o objetivo de examinar a gíria como recurso lingüístico de um grupo, neste caso a gíria juvenil no contexto universitário que reflete práticas e valores sócio-culturais, sua dinâmica e sua enorme potencialidade. 
METODOLOGIA:
Para a realização da pesquisa nos propomos: 1) selecionar material autêntico, neste caso através de gravação de entrevistas com jovens universitários de onde seriam extraídas as gírias; 2) analisar essas expressões, apontando para a sua origem e significado; 3) analisar o papel da gíria juvenil dentro desse contexto específico onde surge. Para a consecução elaboramos duas perguntas de pesquisa que nortearam o nosso estudo: 1. Qual o papel e função da gíria juvenil em contexto universitário? 2. Quais significados metafóricos estão por trás desse discurso e que objetivo cumpre dentro do contexto restrito da universidade?   Fizemos a leitura e análise de trabalhos que se referem à gíria juvenil universitária, especificamente, aplicamos questionários aos estudantes e gravamos entrevistas  com jovens universitários. O contexto de pesquisa escolhido foi uma universidade pública do Distrito Federal e os participantes são alunos de vários cursos da referida universidade.
RESULTADOS:

Os resultados da análise dos questionários e das entrevistas revelam que a função da gíria no contexto universitário é manter a identidade dos alunos de cada curso e mantê-los resguardados. Vimos que essas gírias refletem a grande rivalidade que há entre os alunos. O ambiente da universidade é bastante dividido. Há rivalidade entre alunos iniciantes e os formandos, entre os alunos das ciências humanas e os das ciências exatas e entre os alunos de cada curso. Ao iniciarmos esta pesquisa, pensamos que as rivalidades seriam direcionadas aos professores, porém ao terminá-la descobrimos que as maiores rivalidades são entre os próprios alunos. E a gíria vem para manter a identidade e para ser mecanismo de defesa da tribo e de cada grupo que se forma na tribo. Concluímos que na aldeia (universidade) há uma grande tribo (os universitários) que é formada por famílias (cada grupo que surge: alunos da química, calouros de agronomia, ect.), e que cada família se resguarda em sua oca. Mas a pesar das divisões, eles não deixam de constituir uma tribo, cada um está em sua oca, mas sabe que pertence a tribo e a conhece, se identifica como membro dela.

CONCLUSÃO:
A partir dessa pesquisa percebemos que o estudo da dinâmica da renovação lexical é relevante porque é através dela que observamos mais claramente as transformações que ocorrem dentro do sistema de valores grupalmente compartilhados e suas respectivas mudanças, ligadas às necessidades sociais do grupo. Quando o significado das gírias sai do âmbito do grupo, novos termos são criados para que se mantenha seu caráter criptográfico. Por isso trata-se de algo efêmero, em constante renovação Essas novas unidades de significação representam, também, um valioso potencial de informação, como aponta Ortiz, 2001. O uso de termos gírios dá aos falantes, neste caso os jovens um sentimento de superioridade, serve como signo de grupo, contribuindo para o processo de auto-afirmação do indivíduo. Expressa a oposição aos valores tradicionais da sociedade e preserva a segurança do grupo, pois em determinadas situações a comunicação é nula com aqueles que não pertencem a ele.  

 

Instituição de Fomento: Universidade de Brasília
Palavras-chave: Gíria, Gíria de grupo, Gíria universitária.