62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
PROGRAMA DE COMBATE E PREVENÇÃO DO STRESS DIRECIONADO AOS DEFICIENTES VISUAIS: PLANEJANDO E CONSTRUINDO TRILHAS ECOLÓGICAS PARA CEGOS.
Leandro David Lima da Silva 1
Daniela Catarina Silva Catão 1
Reuel Felipe Fernandes do Rêgo 1
Viviane Cristina Nascimento da Silva 1
Pitágoras José Bindé 1
1. UFRN
INTRODUÇÃO:
Diversos têm sido os trabalhos que visam discutir as formas de se pesquisar e trabalhar com grupos de deficientes visuais. Essas iniciativas direcionam-se a estabelecer um canal de inclusão social dos cegos na sociedade, reconhecendo seus direitos, suas limitações e suas eficiências. Assim, encontramos em Natal-RN o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC/RN), que fomenta tal meta. Outrossim, o stress tem agravado a saúde das pessoas. Desse modo, a partir de um trabalho multidisciplinar com as áreas de Educação Física, Psicologia e Comunicação foi desenvolvido uma primeira versão de um projeto de trilhas ecológicas para deficientes visuais com o objetivo principal de proporcionar aos participantes desta atividade o combate e prevenção do estresse através de uma atividade físico-mental. Neste cenário histórico de interação entre UFRN e o IERC/RN, foi que se desenvolveu este projeto. Assim, o presente estudo teve como objetivos: trabalhar com os participantes estratégias de combate e prevenção do stress; individualizar o aprendizado com cegos; estimular a concretização da tarefa; proporcionar um ensino unificado que tende a contextualizar o conhecimento em sua totalidade, bem como oferecer uma estimulação adicional aos cegos e o desenvolvimento de auto-atividades.
METODOLOGIA:
Para alcançar tais objetivos, foram realizadas observações assistemáticas sobre o cotidiano dos cegos no IERC/RN. Tais observações serviram para desenvolver roteiros de entrevistas semi-estruturas, as quais foram aplicadas com os cegos e demais profissionais que trabalhavam com esta população alvo no referido instituto. Com a entrevista se buscou traçar um perfil dos cegos no que tange as suas demandas e limitações, rotinas, situações estressantes, expectativas, bem como planejar as estratégias do trabalho educacional com deficiente visual. Os dados obtidos sofreram um tratamento qualitativo, fundamentados na análise de conteúdo. Tais análises serviram para planejar uma trilha ecológica para cegos, com o intento estratégico de combater e minimizar o stress. Posteriormente, foi realizado esse programa de trilha ecológica com tal meta, no qual participaram duplas compostas de um cego e de um não-cego. Cada dupla teve que cumprir certas atividades durante a trilha que durou cerca de três horas. Aproximadamente 30 pessoas participaram da trilha. Por fim, foi realizado outro levantamento com os participantes para avaliar o grau de satisfação em relação ao programa de combate e prevenção do stress, no qual utilizamos fotografia, filmagem e entrevistas semi-estruturadas.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos durante a realização do programa de combate e prevenção do stress indicam que o mencionado programa obteve sucesso em sua concepção, planejamento e realização, visto que foi fundamentado nos Princípios da Educação do Deficiente Visual, respeitando os limites da população alvo. Outrossim, foi possível constatar através de relatos dos participantes do estudo que este programa, além de seu aspecto peculiar e inovador, estimulou a concretização da tarefa, proporcionou um ensino unificado e contextualizado do conhecimento em sua totalidade, bem como ofereceu uma estimulação adicional aos cegos, fomentando a inclusão destes na sociedade. Além disso, em sua unanimidade os participantes consideraram que trilhas ecológicas podem sim servir como estratégia de combate e prevenção do stress tanto para cegos como não-cegos. Tais relatos foram obtidos no final da trilha por intermédio de entrevistas semi-estruturadas.
CONCLUSÃO:
Com base na literatura consultada e nos dados obtidos através dos instrumentos utilizados, é possível inferir que existiu de fato uma estreita relação entre a aplicação do mencionado programa e o combate e a prevenção do stress, pois os relatos dos participantes apontam nessa direção. Tal cenário nos leva o concluir que é indubitavelmente imprescindível a utilização de metodologias participativas na concepção, planejamento e realização de programas psicológicos de combate e prevenção do stress direcionados aos cegos, pois somente dessa maneira haverá o exercício de uma postura cooperativa e cidadã. Igualmente, é possível afirmar que o trabalho multidisciplinar (apesar de todas suas dificuldades inerentes), deverá ser considerada como uma meta a ser adotada por todos os profissionais envolvidos.
Palavras-chave: Stress, Esporte radical, Deficiente visual.