62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
TRABALHANDO A CIDADANIA NO ENFOQUE INTERDISCIPLINAR
SOLANGE MARIA DA SILVA 1
FABIANA MORAIS CAVALCANTI 2
1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
2. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE - PROJOVEM URBANO
INTRODUÇÃO:

O compromisso com a construção da cidadania requer necessariamente, uma prática educativa que seja voltada, para compreender a realidade social, individual e coletiva. Cabe a escola, propor situações didáticas para que os alunos entendam a cidadania como participação social e política, posicionando-se de forma crítica e responsável nas diversas situações do cotidiano. O presente trabalho foi desenvolvido a partir deste contexto, cujo objetivo foi oferecer aos educandos diversos momentos de aprendizagens, levando-os a refletir e compreender o conceito de cidadania, a adotar atitudes de solidariedade, respeito, cooperação e outras, conscientizando-os de que podem transformar o meio em que vive.

METODOLOGIA:

Este projeto foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2009, no Centro Público de Casa Amarela - Recife/PE, tendo como público alvo alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM URBANO. Inicialmente apresentamos o projeto para os alunos, bem como, seus objetivos e suas etapas. Dialogamos com eles com o propósito de resgatar a sua auto-estima, uma vez que, esses educandos estavam afastados do ambiente escolar. Em seguida, colocamos a questão: O que é cidadania? conduzindo o grupo-classe a reflexão e ao conceito. Foi a partir deste questionamento que o trabalho se desenvolveu. No entanto, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem os alunos realizaram atividades de Língua Portuguesa, Arte, História, etc. (Leitura e interpretação de textos, produções escritas e artísticas, roda de diálogo, debate e outras. Finalizamos com uma apresentação de um grupo musical SALMOS envolvendo toda a comunidade escolar. Este grupo exercita sua cidadania realizando um trabalho social nas escolas.

RESULTADOS:

Com o desenvolvimento do trabalho percebemos que, ampliou-se a participação dos discentes nas atividades; houve uma melhora significativa na auto-estima; maior reflexão e conhecimento acerca dos direitos e deveres do cidadão. Observou-se também o desenvolvimento da linguagem oral nos momentos dos debates, sobretudo quando enfatizávamos a igualdade de direitos a todos, considerando que há diferenças culturais, de gêneros, religiosas e outras. Diante do exposto, é imprescindível que a escola continue desenvolvendo projetos enfocando a interdisciplinaridade. Portanto, quanto mais proporcionar tal situação, terá mais chance de transformar os alunos em cidadãos ativos, críticos e responsáveis.

CONCLUSÃO:

Sabemos que o exercício da cidadania deve ser uma prática constante no cotidiano dos indivíduos. É importante que a escola contribua para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes, bem como, para sua cidadania. Sendo assim, podemos afirmar que, este trabalho possibilitou acrescentar os conhecimentos dos mesmos, fazê-los refletir, conscientizando-os de que são capazes de respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e de outras pessoas.

Instituição de Fomento: PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
Palavras-chave: Educação, Cidadania, Interdisciplinaridade.