62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
POJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE DE BASÍLIA (FACULDADE DE CEILÂNDIA) E O CENTRO DE ENSINO MÉDIO 04 NA ÁREA DE QUÍMICA
Anderson J. Gomes 1
Bárbara Elís de Araújo 1
Janaína Almeida Fernandes 1
Felipe Randall's Silva Pereira 1
Marcos Ferreira Calixto 1
Claure Nain Lunardi Gomes 1
1. Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia, (UnB-FCE)
INTRODUÇÃO:

Embora a Química esteja presente em nosso cotidiano, trata-se de um assunto de difícil compreensão devido aos conceitos de que necessita e ao rápido crescimento do conjunto de conhecimento que envolve. A fim de que a aprendizagem de Química no segundo grau seja tão eficiente quanto possível, é necessário fazer uma reflexão para decidir o quanto ensinar de Química, como ordenar os assuntos tratados, de que maneira utilizar as atividades práticas e como proceder a uma avaliação justa e rigorosa do que foi ensinado. Este projeto tem como objetivo estimular a integração entre os alunos da Universidade e os alunos do segundo grau, buscando aumentar a possibilidade de acesso a Universidade por parte dos alunos do ensino médio das escolas públicas.

METODOLOGIA:
Este projeto contou com a participação de alunos de diversos cursos da Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia (UnB-FCE), que através de uma ação continuada durante o ano letivo, forneceram aos alunos do segundo grau do Centro de Ensino Médio 4 (CEM-04) aulas de reforço escolar na área de Química, facilitando o acesso destes a Universidade. Em contrapartida, os alunos da UnB-FCE tiveram a oportunidade de colocar em prática atividades integradoras e sociais as quais são de fundamental importância para sua formação.
RESULTADOS:

O projeto de extensão intitulado "Integração Química e Saúde", desenvolvido na Faculdade de Ceilândia foi extremamente produtivo. Onde obteve-se como índices positivos a transferência do conhecimento científico acumulado pela equipe para a sociedade; o treinamento de alunos extensionistas e a apresentação dos resultados em eventos científicos de âmbito nacional. Neste primeiro ano de implantação do projeto também foram encontradas inúmeras dificuldades, como: falta de espaço físico disponível na escola (CEM-04); falta de laboratórios de ciências; defasagem de conhecimento dos alunos atendidos; greve nas escolas do segundo grau no Distrito Federal e calendário incompatível com o conteúdo abordado.

CONCLUSÃO:

O projeto foi muito produtivo, acreditamos ter dado um suporte de qualidade aos alunos do Centro de Ensino Médio 04 de Ceilândia, ajudando os mesmos na preparação para exames como o vestibular e PAS da UnB e ENEM. Esta primeira edição do projeto foi de fundamental importância para tomarmos conhecimento das dificuldades e perspectivas locais e superar as dificuldades surgidas no decorrer do projeto.

Instituição de Fomento: FAP-DF, CNPq, CAPES, DEX-UnB, DPP-UnB.
Palavras-chave: Química, Educação, Extensão.