62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
CAPOEIRA E EDUCAÇÃO MUSICAL: EFEITOS DE SENTIDO EM MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Márcio Aragão Boás 1
Joelma Santos Baldez 2
1. Curso de Licenciatura em Música - UFMA
2. Rede Estadual e Municipal de Educação (Educação Básica) - São Luís/MA
INTRODUÇÃO:

A capoeira é uma arte nascida no seio popular que envolve uma diversidade de linguagens entrecruzadas e complementares - luta, expressão corporal e música -, comunicando sobre um Brasil que também tem raízes africanas. O potencial educativo impregnado nessa arte multifacetada é visível na dinâmica das escolas de capoeira, que tencionam perpetuar valores sócio-culturais ligados à própria história do povo brasileiro. A escola "Mandingueiros do Amanhã", localizado no bairro da Praia Grande, em São Luís/MA faz um trabalho que se tornou objeto de investigação desta pesquisa. No tocante à linguagem musical, que parece coordenar a atuação dos praticantes da capoeira, há duas dimensões merecedoras de especial atenção: as letras que estabelecem comunicação com discursos da tradição oral e com os de contestação social e os próprios elementos musicalizadores, que funcionam como estímulos à interatividade e ao reconhecimento da condição de ser/estar no mundo do afro-brasileiro. Nessa perspectiva, pretendem-se identificar efeitos de sentido produzidos pelas marcas da tradição oral, e dos discursos contestatório presentes nas letras das músicas, bem como descrever o uso de elementos propriamente musicais no processo educativo que se desenvolve informalmente na prática da capoeira.

METODOLOGIA:

Para a concretização do objetivo traçado, a pesquisa foi estruturada nas seguintes etapas: elaboração de um roteiro de atividades de observação e investigação a serem realizadas; leitura de referencial teórico no que tange à história da capoeira, à linguística e à educação musical; realização de visitas às rodas de capoeira da escola de capoeira "Mandingueiros do Amanhã"; apreciação das referências disponibilizadas na biblioteca da escola, sobre a arte; documentação em áudio e video de aulas, apresentações e de entrevistas com o Mestre e com integrantes das rodas de capoeira da Escola; análise das canções quanto aos fenômenos lingüísticos, tomando-se como referência os discursos da tradição oral que se manifestam nas letras, e quanto aos fenômenos musicais e ao método educacional utilizado, relacionando-o aos métodos da educação musical formal Dalcroze e Orff.

RESULTADOS:

A capoeira, além do caráter lúdico, também apresenta o caráter de resistência e afirmação da cultura e da tradição africana no Brasil. Nas escolas de capoeira, conforme se verificou na "Mandingueiros do Amanhã", o processo educativo se desenvolve, a partir da articulação de valores e referências afro-brasileiras, como a memória, a oralidade e o comunitarismo. As letras das músicas apresentam quadras, provérbios populares, e evocação a entidades religiosas, marcando a força da tradição e dos ensinamentos dos ancestrais, a intangibilidade de discursos que têm o respaldo de gerações, principalmente na propagação de uma boa conduta entre os praticantes, mas apresentam também discursos de uma realidade imaginada, que vislumbra justiça social. No que tange aos aspectos propriamente musicais, percebe-se, a semelhança entre os princípios de que Mestre Bamba se vale na educação musical com os dos métodos ativos de Dalcroze e Orff, semelhança manifestada pela valorização da motricidade e na acentuação dos movimentos do corpo, das variações no jogar de cada praticante. Os capoeiras (como são chamados os praticantes) podem jogar na mesma dança, movimentos lentos e rápidos, tudo realizado em grupo, na roda, com observância a um ritual em que é valorizada a experiência e a interação.

CONCLUSÃO:

A atuação educativa na capoeira consiste não só no ensino de como jogar, tocar instrumentos ou cantar ladainhas, mas também no apreender de seus significados construídos em um processo de compartilhamento de experiências. Cada movimento ou manifestação sonora ou linguística configura-se em valor simbólico que se solidifica mediante o processo de construção de identidade dos que a praticam. Similarmente ao que ocorre em diversas instâncias comunicativas, as canções da capoeira também perpetuam discursos sob a égide da tradição ao apresentar formas cristalizadas da língua, mas também abre espaços para o desejo de mudanças. Quanto a seu potencial propriamente musicalizador, a capoeira apresenta um processo semelhante ao promovido pelos métodos ativos, aprimorando funções como a concentração, a coordenação motora, a socialização e a disciplina. Portanto, além de contribuir para o desenvolvimento da consciência do corpo, de um corpo musical, essa prática cultural promove reflexões sobre um universo afro-brasileiro e encerra um modelo educativo a ser explorado de modo significativo e promissor nas escolas.

Palavras-chave: Capoeira, Educação Musical, Valores Simbólicos.