62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO APOSENTADOS (AS) DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA DAS REDES PÚBLICAS ESTADUAL E MUNICIPAL DO MARANHÃO - SINPROESEMMA
MARIA EUNICE CAMPOS BRUSSIO 1
ALEXANDRE MAGNO OLIVEIRA MUNIZ 1
JOSÉ DOS SANTOS BRUSSIO 1
1. SINPROESEMMA
INTRODUÇÃO:
O presente artigo aborda a questão da política de inclusão social dos profissionais da educação aposentados, tendo como objetivo desenvolver e apoiar políticas voltadas para a proteção e, além disso, promover programas de inserção dos aposentados (as) na vida sindical e social contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos. No cenário atual, observa-se o crescimento da população de aposentados (as) no Brasil, portanto, refletir sobre a velhice, torna-se algo que estimulará a participação da categoria no processo de inclusão das políticas públicas, sobretudo as previstas na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e no Estatuto do Idoso. Conforme Bossi (2004), "durante a Velhice deveríamos estar ainda engajados em causas que no transcendem, que não envelhecem, e que dão significado a nossos gestos cotidianos". Diante deste contexto, constata-se que parte dos (as) profissionais da educação aposentados (as) vive desmotivada, desinteressada e com atitude de não aceitação de ser idoso apresentando certos acúmulos emocionais, como abandono e isolamento, ocasionando doenças psicossomáticas, crônicas, degenerativas, desagregação familiar e alterações na vida afetiva, social e política. Considerando esse quadro em que vivem os profissionais aposentados do Estado do Maranhão e do Sindicato dos Professores - SINPROESEMMA, este artigo tem como objetivo principal estimular a valorização da vida dos aposentados (as), e apoiar as políticas voltadas para o idoso, administrar e empreender programas de inserção dos aposentados na vida sindical e social.
METODOLOGIA:
Este estudo realizou-se na sede social do Sindicato e em outros espaços de lazer (sítio, clube recreativo), no período de janeiro a dezembro de 2009 com a participação de 32 aposentados. Utilizamos como referencial o Estatuto do Idoso e o Estatuto do SINPROESSEMA, revistas da CNTE e outros, além de Palestras divulgação nas escolas, jornais, rádios e boletins informativos a respeito dos idosos, com a colaboração de profissionais de outras áreas (Educação Física) e outras secretarias que também realizam trabalhos com idosos. Além disso, realizamos passeios turísticos e ecológicos com exposição de vídeos, como instrumentos metodológicos de nosso trabalho. Também concretizamos o 5º Encontro de Formação do CNTE da Região Nordeste (1º Encontro nordeste em São Luís, Maranhão com PSPN e a elaboração de relatórios e registros), que abrange os estados do MA, PI, CE, RN, PE, PB, AL, SE e BA.
RESULTADOS:
Entendemos que a discussão sobre o idoso (envelhecimento) não pode estar dissociada do contexto mais amplo da relação entre educação, sociedade e política. Confirmou-se a importância das atividades de formação de lazer e entretenimento, o desenvolvimento dessas ações e situações da elevação da auto-estima dos mesmos. Conforme a avaliação ao final das atividades o resultado do nível de satisfação dos aposentados sempre foi: ótimo, muito bom e bom.
CONCLUSÃO:
O trabalho procurou compreender a dinâmica entre o aposentado (a) idoso (a) da rede pública e o seu engajamento nas atividades sociais promovidas pelo sindicato dos professores representando uma nova concepção de vida, projetos, sonhos e planos, que foram adiados, mas que, com o projeto de inclusão, podem tornar-se realizáveis.
Instituição de Fomento: SINPROESEMMA
Palavras-chave: Aposentados, Formação, Sinproesemma.