62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DE BIOQUÍMICA NOS CURSOS DA ÁREA BIOLÓGICA DA UFRN ATRAVÉS DE PROJETOS INTEGRADORES DE CONTEÚDO
Érika Cristina Pinheiro de Castro 1
Marana Ali Silveira 1
Maria Jaqueline Monte de Andrade 1
João Paulo Matos Santos Lim 2
Suely Ferreira Chavante 2
1. Centro de Biociências-CB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.
2. Professores Doutores/Orientadores - Departamento de Bioquímica, CB, UFRN.
INTRODUÇÃO:
A disciplina de Bioquímica é ministrada para todos os cursos da área de saúde e outros cursos de ciências, pois seu conteúdo é necessário para a compreensão de inúmeros fenômenos naturais. Porém, o ensino desta disciplina nas universidades vem enfrentando uma série de desafios. Dentre estes, podem ser destacados: a dificuldade dos alunos de associarem a bioquímica á suas práticas profissionais; a desmotivação prévia e a falta de conhecimentos básicos, principalmente de química, resultantes do ensino médio; e a diminuição da carga horária das disciplinas de graduação, que se contrapõe com o constante aumento do conhecimento nas áreas de intensa pesquisa, dificultando a exposição do conteúdo atualizado. Visando amenizar estas dificuldades, uma nova metodologia de desenvolvimento de projetos integradores de conteúdo foi aplicada nas disciplinas de Bioquímica ministradas para os cursos de Aqüicultura, Ciências Biológicas e Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os objetivos dessa nova metodologia são: promover a melhoria da qualidade do ensino superior, aumentar o rendimento acadêmico, permitir que os alunos participem do seu próprio processo de aprendizagem, incentivar a docência no aluno/monitor e integrar o conteúdo da bioquímica a sua atuação profissional.
METODOLOGIA:
Na metodologia dos projetos integradores de conteúdo, as turmas foram divididas em grupos de no máximo cinco alunos que através de pesquisa bibliográfica, com auxilio de professores e monitores da disciplina, escolheram livremente um tema relacionado a sua área de trabalho em que possa ser evidenciado a importância da bioquímica. Cada grupo apresentou, por escrito e oralmente, um pré-projeto sobre o tema e explicaram quais processos bioquímicos seriam abordados dentro do tema. Os pré-projetos foram avaliados pelos docentes e monitores que orientaram o direcionamento da pesquisa de cada grupo. No final do período letivo, cada grupo entregou o projeto sobre o trabalho de pesquisa e realizaram a exposição oral do referido projeto, constando introdução, objetivos, justificativa, desenvolvimento e bibliografia. Entre os critérios usados na avaliação dos projetos está a qualidade da pesquisa bibliográfica e a capacidade de integrar o conteúdo da bioquímica com o cotidiano da prática profissional. Para avaliar a eficácia dessa metodologia o percentual de reprovações, trancamentos e aprovações nas disciplinas de Bioquímica dos cursos de Aqüicultura, Ciências Biológicas e Ecologia, foram comparados com os índices dos anos anteriores, nos quais os projetos não eram aplicados.
RESULTADOS:
Desde que a metodologia de ensino por projetos foi implementada, no período letivo de 2008.2, houve uma diminuição na porcentagem de trancamentos e reprovações nas disciplinas de bioquímica nas turmas de Aquicultura, Ciências Biológicas e Ecologia. Em 2007.2, o percentual de aprovações nas turmas de Bioquímica Básica Para Aquicultura era de 63,4% e de Bioquímica Para Ecólogos, 75%. Já em 2009.1, essa porcentagem subiu 12,2% na turma de Aquicultura e 25% em Ecologia. Na disciplina de Diversidade Molecular, no período de 2008.1 as reprovações e trancamentos totalizavam 55,8%, enquanto que, em 2008.2, este índice foi reduzido para 17,5%. O desenvolvimento dos projetos integradores promove um maior interesse dos discentes pela disciplina, pois eles passam a perceber a importância da bioquímica na sua profissão, e em consequência há uma melhora nos índices de rendimento acadêmico. O desenvolvimento dos temas dos projetos permitiu uma participação mais ativa dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Além disso, esta estratégia favorece o aprimoramento de habilidades acadêmicas como ler e avaliar a literatura científica, elaborar relatórios e apresentações, e analisar de forma crítica as informações divulgadas nos meios de comunicações.
CONCLUSÃO:
Concluímos que o desenvolvimento dos projetos integradores de conteúdos tem melhorado o desempenho dos alunos de Aqüicultura, Biologia e Ecologia da UFRN, na disciplina de bioquímica, pois permite que os alunos integrem o conteúdo da bioquímica com as sua área de atuação profissional, participem do seu próprio processo de ensino aprendizagem e desenvolvam habilidades e competências acadêmicas ainda pouco exploradas no currículo formal dos referidos cursos.
Instituição de Fomento: Pró-reitoría de Graduação (PROGRAD)-UFRN
Palavras-chave: Abordagem Contextualizada, Metodologias Alternativas de Ensino, Aumento do Rendimento Acadêmico.