62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
FEIRA DO CONHECIMENTO DE VIÇOSA: CONSTRUINDO E DESPERTANDO OS CIENTISTAS DE AMANHÃ.
Cristine Carole Muggler 1
Vitor Nascimento Secchin 1
Dayanne Cremonez Amancio 1
Nélio José de Andrade 2
1. Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, Universidade Federal de Viçosa
2. Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Viçosa
INTRODUÇÃO:
As Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontecem anualmente desde 2004 e tem o objetivo de valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação, procurando mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, para temas e atividades relacionados à ciência e a tecnologia. Com apoio de diversas entidades e instituições, muitos municípios já criaram suas semanas articuladas com a Semana Nacional. Em Viçosa, os Simpósios da Universidade Federal de Viçosa (UFV) acontecem durante a Semana Nacional. Em 2009, o tema "Ciência no Brasil", oportunizou a realização do projeto "Feira do Conhecimento de Viçosa: interação entre escolas de ensino básico e espaços de produção de ciência da Universidade Federal de Viçosa, (Ciência no Brasil: vivenciando o cotidiano da ciência na UFV)". O projeto foi uma iniciativa do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef - espaço de educação ambiental e popularização científica da UFV -, que só foi possível através da parceria com diversos departamentos da UFV, com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, Esporte, Lazer e Patrimônio e com escolas públicas da cidade.
METODOLOGIA:
A Feira do Conhecimento de Viçosa foi realizada para promover a interação da universidade com escolas de educação básica através de projetos pedagógicos, baseados na construção do conhecimento e em metodologias participativas. Foram desenvolvidos doze temas em um processo de diálogo e construção coletiva de conhecimentos que envolveu pesquisadores, estudantes universitários e estudantes e professores da educação básica. As atividades foram iniciadas com visitas a diversas escolas, para apresentação do projeto e escolha do(s) tema(s) de interesse. Com isso, foram definidas escolas, temas e turmas com as quais seria realizado o trabalho. Os encontros, oficinas e visitas ocorreram ao longo de cinco semanas. As escolas receberam a visita de pesquisadores e suas equipes, assim como visitaram a Universidade e seus laboratórios. Nessas visitas foram produzidos diversos tipos de trabalhos como desenhos, textos e história em quadrinhos, além da realização de pesquisas e experimentos. Os resultados foram apresentados pelos estudantes das escolas juntamente com os estudantes universitários nos Simpósios da UFV no Espaço Multiuso, Campus da UFV, nos dias 22 e 23 de outubro e na Feira do Conhecimento de Viçosa, realizada no dia 24 de outubro na Praça Silviano Brandão, no centro da cidade.
RESULTADOS:
Durante o projeto foram desenvolvidas várias ações e atividades em 12 diferentes recortes temáticos, coordenados por 11 professores e pesquisadores de seis diferentes Departamentos da UFV e por uma pesquisadora da Epamig. O projeto foi realizado em dez escolas públicas de Viçosa e envolveu diretamente 22 professores e 311 estudantes da educação básica (4º ao 7º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio); e 29 estudantes de graduação e pós-graduação e 12 professores e pesquisadores da UFV e da Epamig. Indiretamente foram envolvidas as comunidades escolares: demais estudantes e professores de cada escola, supervisores, coordenadores e diretores e familiares. Nos Simpósios da UFV participaram cerca de 3.000 pessoas e na Feira do Conhecimento passaram cerca de 2.000 pessoas. Impactos devem ser observados na qualificação da educação e do ensino de ciências nestas escolas básicas. Há também um impacto positivo na qualidade da formação acadêmica dos estudantes da Universidade a partir do exercício de comunicação e do diálogo de saberes com as comunidades escolares. Conquistou-se o envolvimento das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, Esporte, Lazer e Patrimônio e a expectativa de que o evento possa se repetir a cada Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
CONCLUSÃO:
Articular e reunir cientistas e escolas foi uma experiência de grande aprendizagem e motivação para todos os envolvidos. A "Feira do Conhecimento" foi a culminância de todo o processo e superou todas as expectativas, criando uma interação inédita entre escolas, Universidade e comunidade viçosense em geral, que pôde participar da Feira na Praça Central da cidade. A aprendizagem foi mútua e o entusiasmo e envolvimento dos estudantes de pós-graduação foi uma das grandes conquistas e novidades. Assim, também a participação dos escolares nos Simpósios de outubro da UFV. Através do projeto a Universidade pôde aproximar-se mais da comunidade, realizando o seu papel social e contribuindo para a qualificação do ensino de ciências nas escolas de educação básica e da educação em geral. Ao mesmo tempo houve uma democratização do conhecimento que se produz na UFV, e de seu espaço privilegiado. Em uma perspectiva mais ampla, o projeto possibilitou, de um lado, despertar e fomentar a curiosidade e a vontade de aprender de crianças e professores de escolas públicas da cidade. De outro lado, oportunizou a estudantes de pós-graduação a aprendizagem de comunicar e expressar as suas atividades para um público amplo e diversificado, extrapolando os muros da Universidade.
Instituição de Fomento: FAPEMIG
Palavras-chave: Popularização da Ciência, Educação básica, Construção do conhecimento.