62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
COMPOSIÇÃO E DIVERSIDADE FLORÍSTICA ARBÓREA DE UM FRAGMENTO FLORESTAL EM REGENERAÇÃO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL RAIMUNDO IRINEU SERRA, RIO BRANCO, ACRE
Evandro José Linhares Ferreira 1
Janice Ferreira do Nascimento 2
Anelena Lima de Carvalho 3
José de Ribamar Bandeira 1
Edmilson Santos Cruz 4
Cleison Cavalcante de Mendonça 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA/Núcleo de Pesquisa do Acre
2. Universidade Federal de Lavras - UFLA
3. Fundação SOS Amazônia
4. Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Universidade Federal do Acre - UFAC
INTRODUÇÃO:
A flora da região Amazônica é uma das mais ricas do mundo em diversidade de espécies arbóreas. A quantificação e a qualificação destas espécies são importantes e indispensáveis para avaliar criteriosamente o potencial de manejo e de exploração e dos recursos florestais, bem como para definir estratégias adequadas para a sua conservação. Para isso, entretanto, o conhecimento da flora é indispensável, pois permite elaborar planos de utilização mais adequados para áreas distintas na região. A Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra (APARIS), localizada nas cercanias de Rio Branco-AC, conta com uma área 843 hectares, das quais 30% ainda apresentam algum tipo de cobertura florestal. A APARIS, que tem entre os seus objetivos a proteção da biodiversidade e a promoção da exploração equilibrada dos seus recursos naturais, cumpre um importante papel ecológico promovendo o acúmulo de biomassa, controle da erosão, conservação da rede hidrológica e manutenção da biodiversidade em uma área quase urbana. O presente trabalho, que consiste no estudo da composição e diversidade florística arbórea do mais importante fragmento florestal da APARIS, é uma contribuição para a consolidação do plano de manejo da unidade, que ainda não foi concluído.
METODOLOGIA:
O fragmento florestal da APARIS onde o estudo foi realizado localiza-se entre a BR-364 e a estrada Custódio de Freire (9°55'56"S; 67°52'19"W; Alt.: 171 m), tem cerca de 200 hectares de área e encontra-se em diferentes estádios de regeneração, com pequenas manchas de florestas primárias nas áreas próximas ao igarapé São Francisco. Originalmente, toda a área da APARIS era coberta por floresta primária classificada como Floresta Ombrófila Aberta com Bambu e Palmeiras no sub-bosque. A coleta dos dados no campo foi feita em 6 parcelas de 20 m x 250 m (0,5 hectare/parcela) alocadas de forma sistemática, resultando em uma área total estudada de 3 ha. Todos os indivíduos arbóreos com 10 ou mais centímetros de diâmetro a altura do peito (DAP) foram marcados com placa de alumínio e tiveram o diâmetro medido com auxílio de trena diamétrica. A altura comercial e total foi estimada por um único observador durante a realização do trabalho. A identificação botânica foi realizada com o auxílio de um parataxonomista com grande experiência em trabalhos similares na região. A análise dos dados foi feita com o software Mata Nativa versão 2.0, a partir de dados tabulados no programa Microsoft Office Excel 2007. Para o cálculo da diversidade florística foi utilizado o índice de Shannon-Wiener (H').
RESULTADOS:
Foram inventariados 856 indivíduos arbóreos, classificados em 143 espécies, 98 gêneros e 43 famílias botânicas. As famílias com maior riqueza específica foram Moraceae (14 spp.), Mimosaceae (13 spp.), Fabaceae (9 spp.), Rubiaceae e Meliaceae (8 spp. cada) e Euphorbiaceae (7 spp.). As 10 famílias com maior número de indivíduos (=68,57% da população amostrada) foram Mimosaceae (com 11% do total), Fabaceae e Euphorbiaceae (9% cada), Caesalpinaceae (8%), Boraginaceae (7,4%), Rubiaceae (7%), Moraceae (6%), Sterculiaceae (5%), Malvaceae e Bombacaceae (3% cada). Os gêneros com maior riqueza de espécies foram Inga (7 spp.), Cordia, Ficus e Trichilia (4 spp. cada), e Ceiba, Spondias e Ocotea (3 spp. cada). Foram encontrados 96 gêneros monoespecíficos. Os gêneros com maior número de indivíduos foram Cordia (63), Erythrina (54), Sapium (53), Calycophyllum (44) e Inga (36). As 5 espécies com mais indivíduos foram Erythrina verna (54), Sapium glandulosum (53), Cordia sp. (50), Calycophyllum spruceanum (44) e Guazuma crinita (34). Elas representam 3,74% do total de espécies e 27% dos indivíduos amostrados. Do total de 143 espécies, 24 apresentavam 10 ou mais indivíduos, e representavam 61% dos indivíduos amostrados. O índice de Shannon-Wiener (H') encontrado foi de 4,25.
CONCLUSÃO:
As espécies encontradas revelaram que o fragmento estudado é heterogêneo, com predominância de vegetação secundária e manchas de floresta primária. Isso fica evidente ao se analisar a composição florística das parcelas separadamente. A parcela 1, por exemplo, tem vegetação típica de floresta secundária, com um grande número de espécies de rápido crescimento como a Bauhinia ungulata e o Cordia sp. Estudo anterior realizado na mesma área indicou que o local era uma pastagem cultivada. Na parcela 6 ocorrem espécies típicas de florestas primárias, como Copaifera multijuga e Swietenia macrophylla. Esta parcela localiza-se próxima do Igarapé São Francisco, onde existe um remanescente de floresta primária. O fragmento apresentou alta diversidade, quanto comparado com outros estudos realizados em florestas primárias da região (H'=4,69 e 5,48). Analisando a diversidade das 6 parcelas separadamente, nota-se que o índice de diversidade é menor nas áreas secundárias, caso das parcelas 1 (H'=3,18) e 4 (H'=2,25). Como esperado, o maior índice foi encontrado na parcela 6 (H'=3,98). Deve-se ter cautela ao analisar trabalhos feitos em florestas secundárias, pois a idade das mesmas é incerta em razão da prática de "derruba e queima", comum na região, que leva a uma rotação de uso da área.
Instituição de Fomento: ZEAS/Prefeitura de Rio Branco e Secretaria Municipal de Meio Ambiente/PMRB
Palavras-chave: Acre, fragmento florestal, Composição florística.